Após denúncia, Prefeitura de São Luís envia Plano de Contingência da Dengue ao Ministério da Saúde

Após denúncia veiculada em O Estado , a Prefeitura de São Luís enviou o Plano de Contingência da Dengue ao Ministério da Saúde. A reportagem foi veiculada na semana sexta-feira da semana passada.
O blog entrou em contato com o Ministério da Saúde, que confirmou o envio do documento pela Prefeitura, na última terça-feira. O Plano de Contingência é um monitoramento coordenado pelo município, que integra ações de vigilância, assistência e mobilização em saúde e trata da incidência de casos e índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Sem o recebimento do documento, o Ministério da Saúde não tem como acompanhar e monitorar as ações preventivas contra a dengue, o que impossibilita uma avaliação mais precisa sobre a necessidade de intensificação do combate ao mosquito. Esse acompanhamento, segundo o órgão, deve anteceder o registro de casos graves [com complicações] e óbitos.
Apesar de a Prefeitura ter enviado o plano, há um agravante: Os agentes de endemias da capital estão em greve por melhorias salariais e nas condições de trabalho. Foram os agentes que denunciaram também ao blog, que o inseticida que combate o mosquito Aedes aegypti foi entregue em dezembro do ano passado, com a validade vencida. Ou seja, a crise continua, e o Ministério da Saúde alerta que a capital está entre as cidades com risco muito alto de uma epidemia em 2011.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *