Aluísio Mendes diz que reportagem do Fantástico foi armação e abre inquérito policial

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão Aluisio Mendes, afirmou hoje, durante entrevista coletiva que tratou sobre a rebelião na Delegacia Regional de Pinheiro, que a Superintendência de Polícia Civil do Estado abriu inquérito para investigar a reportagem especial publicada na edição de domingo retrasado no programa jornalístico Fantástico, da Rede Globo. Ele afirmou que a reportagem foi armada e não condiz com a realidade. O secretário afirmou ainda que buscará os responsáveis pela “armação”.

A reportagem mostra as condições precárias de delegacias de Buriticupu, Açailândia, Miranda do Norte, Bacabal e outras cidades do Maranhão e do Brasil. Mostra dois presos passando a noite em uma jaula. Alimento no chão, falta de saneamento básico, sujeira, inexistência de banheiros, ou seja, um verdadeiro caos no sistema carcerário do Maranhão.

 Abaixo, a fala do secretário:

“Com relação aquela matéria do Fantástico que foi veiculada nacionalmente: aquilo não pé um fato verdadeiro. Aquela área mostrada como um gaiolão para acondicionamento de preso não existe. Aquela é uma párea destinada ao banho de sol, onde o preso é retirado da cela durante o dia para tomar o banho de sol e retornando para a cela à noite. Aquilo foi uma matéria armada e já existe um inquérito, tanto policial quanto procedimento administrativo para apurar a responsabilidade. Aquilo em tese, inclusive configura como crime de tortura. Acondicionamento naquela condição, durante o dia todo, pegando sol e chuva, em tese, é crime de tortura. Isso está sendo apurado pela delegacia geral de Polícia Civil do Maranhão”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uK6QshCPQ2k]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *