Hospital Geral realiza mutirão de cirurgias de vesícula

 Cirurgias serão realizadas no Hospital Geral / Foto: Nestor Bezerra
Cirurgias serão realizadas no  Geral / Foto: Nestor Bezerra

Setenta pacientes serão submetidos esta semana a cirurgia de vesícula no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral). O mutirão será realizado até a próxima sexta-feira (24) e pretende diminuir o número de pacientes que aguardam pela cirurgia. No último levantamento feito pela direção do hospital, a fila de espera chegou ao total de 670 pessoas.

A cirurgia de colecistectomia, tanto pela via convencional como laparoscópica, é realizada diariamente no Hospital Tarquínio Lopes Filho.  O diretor da unidade estadual de saúde, Luiz Alfredo Neto Guterrez, disse que em média são submetidos semanalmente ao procedimento de colecistectomia de 10 a 15 pacientes. “O mutirão de vesícula foi programado para diminuir o número de pessoas que aguardam pelo procedimento, sem a necessidade de mexermos na rotina do hospital”, explicou ele. No mês de abril foram feitos, naquela unidade, 514 procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia está indicada para indivíduos diagnosticados com vesícula inflamada ou com pedras na vesícula. Essa cirurgia é relativamente simples, feita com anestesia geral e um pequeno corte na região abdominal, e o tempo de internação hospitalar varia entre um e dois dias. Antigamente, o procedimento era indicado somente para pessoas que se encontravam em crise. Hoje em dia muitos médicos operam para prevenir uma crise de pedra na vesícula futura.

Informações da Secom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *