Ação Global acontece hoje em SL

Também serão realizadas atividades lúdicas com crianças; imagem Rede Globo
Também serão realizadas atividades lúdicas com crianças; imagem Rede Globo

O Estado – Mais de 30 mil pessoas são esperadas para a 20ª edição do Ação Global, que acontece hoje, das 9h às 17h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus do Bacanga. O evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo, por meio de sua afiliada TV Mirante, oferecerá serviços gratuitos à população de todos as idades e gêneros. Alguns deles ficarão disponíveis durante toda a semana seguinte ao dia do mutirão.

Segundo Samira Salomão, gerente de programação e responsabilidade social da TV Mirante, pela primeira vez em 18 anos, o evento será temático e estará voltado com mais atenção para o público feminino. Por isso, serão oferecidos muitos serviços para as mulheres, como consultas com ginecologistas, exames preventivos, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. “Alguns parceiros também proporcionarão a elas um circuito de beleza, com corte de cabelo e massagens”, afirmou.

Um dos serviços mais procurados em todas as edições do Ação Global é a emissão de documentos, como RG, CPF e Título de Eleitor. Uma unidade móvel do Viva Cidadão estará no local para atender a população que participar do mutirão. De acordo com a chefe de execução de serviços do Viva Cidadão, Alice Cordeiro, o órgão emitirá carteira de identidade (1ª e 2ª via) gratuitamente. “Além disso, também vamos auxiliar a Caixa Econômica Federal na emissão do CPF, porque muita gente gosta de acrescentar o número deste documento no RG”, explicou.

Outro serviço que será feito mediante a apresentação de documentos é a emissão da carteira de trabalho, oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho. Serão necessários carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4 para habilitação. Hoje, serão emitidas 650 carteiras de trabalho, sendo 500 (1ª via) e 150 (2ª via).

Para dar entrada no seguro-desemprego, os documentos solicitados são carteira de identidade, CPF, CTPS, termo de rescisão do contrato de trabalho, comprovante de pagamento do FGTS ou extrato analítico do FGTS, Requerimento do Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa. Cinquenta atendimentos devem ser realizados hoje nessa área.

Casamento – Uma novidade na edição deste ano do Ação Global serão as inscrições para o casamento comunitário, feito pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ). Para fazer a inscrição, no caso de pessoas solteiras, o casal deverá apresentar registro de nascimento (original) e comprovante de residência.

Para divorciados, é exigida uma cópia autenticada da Carteira de Identidade e Certidão de Casamento com averbação do divórcio (original), enquanto que para os viúvos, são necessárias certidões de casamento e de óbito (original), cópia autenticada da Carteira de Identidade e comprovante de residência.

A data da cerimônia do casamento comunitário será divulgada pela Corregedoria Geral da Justiça posteriormente. “É importante que nossos serviços estejam acessíveis à população. Sempre que podemos, levamos nossos projetos para mais perto da comunidade. E o resultado é excelente!”, destaca o corregedor-geral Cleones Cunha.

Outro parceiro no setor de Cidadania é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que trabalhará com o recadastramento biométrico. Serão ao todo 16 atendentes, sendo oito pela manhã e oito pela tarde. Para usufruir do serviço será feito um agendamento prévio no local. O serviço ficará disponível durante duas semanas no Campus do Bacanga.

Números

 2.500 voluntários trabalharão durante a 20ª edição do Ação Global em São Luís

100 empresas parceiras confirmaram participação para a realização de atendimentos

100 serviços serão oferecidos a participantes do Ação Global

30 mil pessoas são esperadas para o dia do mutirão em São Luís

60 mil atendimentos devem ser feitos durante todo o evento

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *