CPI do Bom Peixe: crise que só aumenta

Honorato prevê crise na base de governo
Honorato prevê crise na base de governo

O líder do governo na Câmara Municipal de São Luís, vereador Honorato Fernandes (PT), admitiu o que todos sabem, mas negam existir: o mal-estar entre partidos que compõem a base do governo Edivaldo Holanda Júnior (PTC) por conta do avanço da CPI do Bom Peixe.

O PDT ainda não digeriu o posicionamento do secretário de Abastecimento, Marcelo Coelho (PSB), de que o programa teria sido suspenso por vícios e irregularidades. Isso porque o Bom Peixe foi comandado pelos pedetistas Júlio França e Eliane Bezerra, na gestão João Castelo (PSDB). E são os pedetistas os principais alvo da CPI criada na Câmara.

Honorato afirmou que a CPI somente “criaria um mal-estar [no governo] se tivesse a indicação real, concreta e confirmada de que houve irregularidade no programa Bom Peixe”. Ora, mas já existe essa indicação real, concreta e confirmada, segundo o parecer da própria Controladoria Geral do Município, entregue ao colegiado, de que houve irregularidades. Auditoria feita pelo órgão constatou desvios de quase R$ 2 milhões somente em 2012 e a formação de um caixa 2. A Controladoria também aponta os responsáveis e opina pela manutenção da suspensão do programa.

Honorato e companhia têm tentado de todas as formas evitar o avanço da CPI. Na quinta-feira passada, por exemplo, quando seriam tomados os primeiros depoimentos, uma articulação entre cinco membros do colegiado, todos aliados de Edivaldo Júnior, impediu que a comissão realizasse o seu trabalho. Outra articulação [essa forçada] pode ter sido a saída de Marquinhos para a entrada do vereador Edmilson Jansen, do mesmo partido político do prefeito Holanda Júnior.

O desgaste e o mal-estar na base do governo petecista, então, tem sido inevitável por conta dos personagens envolvidos.

E esse é ritmo em que caminha a CPI do Bom Peixe, uma crise já anunciada…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *