Haroldo Saboia pode dificultar a formação da ‘Frente de Esquerda’

Haroldo Saboia ainda não falou sobre 2014
Haroldo Saboia ainda não falou sobre 2014

A difícil relação entre os comandos do PSOL e PSTU pode acabar lançando por água a baixo a concretização de uma frente de esquerda para as eleições de 2014, como tenta articular o sindicalista Marcos Silva (PSTU). Silva tenta reunir os partidos de ultraesquerda PSOL, PSTU e PCB para a disputa do Palácio dos Leões. Haroldo Saboia (PSOL), no entanto, pode ser o entrave.

Em crise com a legenda que preside no Maranhão, Saboia também não é aceito pela militância do PSTU, sob a justificativa de que ele já não representa mais a luta contra a burguesia, classista e socialista. Ele pretende ser candidato a senador.

Marcos Silva disse que numa eventual chapa entre o PSTU e o PSOL, a ideia é de que um partido indique o candidato ao Governo, enquanto o outro indique o candidato ao Senado.

Mas, há alas nas duas siglas, que já não veem Saboia como o candidato ideal para o movimento suprapartidário.

Marcos Silva
Marcos Silva

O próprio Marcos Silva acredita que ainda haverá muito o que discutir antes de se formar uma provável frente de esquerda.

“Pretendo fazer uma aliança com o PSOL para além de Haroldo, pois ele se acha o dono do partido. Haroldo tem de entender que partido nenhum tem dono, principalmente os de esquerda, os tempos são outros”, disse.

Silva disse que Saboia pode até ser candidato ao Senado, havendo a aliança entre as siglas, desde que o candidato ao governo seja do PSTU. Mas nem quanto a isso ele tem a certeza de que dará certo. “Como ele quer ser candidato a senador, seria bom ajudar a formação da aliança, pois assim indicaríamos o candidato ao Governo e ele ficaria com a vaga na eleição para o Senado. Não há problema algum nesta formação, resta saber se ele terá maturidade para isso”, completou.

Até o momento os partidos da ultraesquerda ainda não sentaram para tratar do assunto, mas é evidente que já há certo desgaste entre as legendas. Por esse motivo, talvez nem aconteça, de fato, a frente de resistência.

Obs: O blog tentou falar com Haroldo, mas não conseguiu. O telefone utilizado pelo esquerdista na última eleição não mais funciona…

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *