Um passo atrás

images
Pedro Lucas Fernandes é o presidente da CPI do Bom Peixe

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Bom Peixe, instalada na Câmara Municipal de São Luís, deu um passo atrás sexta-feira, ao aceitar, um pedido de última hora e com prazo de validade vencido, feito pelo secretário de Abastecimento do Município, Marcelo Coelho (Semapa), de mais oito dias para que ele possa enfim entregar os documentos solicitados ao colegiado.

Ao ser instalada a comissão deu um prazo de 10 dias para Coelho, que sequer havia se manifestado aos vereadores até publicação de reportagem de O Estado – na sexta- sobre a decisão da CPI de entrar na Justiça com pedido de busca e apreensão contra a Semapa, além de representações em desfavor do secretário por prevaricação, responsabilidade e desobediência.

O novo discurso dos parlamentares de que “há necessidade de diálogo” e que “é melhor esperar uma nova manifestação do secretário” não cabia aos vereadores na ocasião, uma vez que o próprio secretário ignorou as demandas da comissão nos 10 dias que lhe foram concedidos e segundo os mesmos vereadores, não demonstrava qualquer gesto ou intenção de dialogar com a CPI. Os próprios vereadores haviam concordado que Coelho estava atrapalhando as investigações, ao não repassar os contratos solicitados ao colegiado. Mesmo assim preferiram recuar, dar um passo atrás e esperar por nova manifestação de Coelho.

O gestor não fala sobre o Bom Peixe desde as denúncias de que foram encontrados vícios e irregularidades nos contratos. Não respondeu a nenhuma pergunta dos vereadores durante audiência pública na Câmara e até agora não apresentou os documentos que darão corpo às investigações dos parlamentares.

Resta saber agora se ele cumprirá o novo prazo de oito dias [que deve ser confirmado hoje] ou se conseguirá fazer com que a comissão recue novamente no futuro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *