CPI do Bom Peixe travada

Pedro Lucas Fernandes precisa exigir compromisso dos pares
Pedro Lucas Fernandes precisa exigir compromisso dos pares

Instalada no dia 15 de abril e publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 do mesmo mês, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Bom Peixe continua inerte na Câmara Municipal de São Luís.

Alvo de investidas de aliados do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) – que quer evitar ao máximo uma crise com o PDT – a comissão não avançou com as “investigações” mesmo após a Controladoria Geral do Município ter apontado a formação de caixa 2 e  desvio de quase R$ 2 milhões de recursos públicos somente em 2012.

Responsáveis por gerir o Programa Bom Peixe, os ex-secretários Júlio França e Eliana Bezerra, ambos do PDT, sequer foram ouvidos até o momento. E a comissão, começa cair em descrédito junto a população. Ruim para a Câmara, ruim mais ainda para a imagem do novato vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), autor do requerimento e presidente do colegiado.

A primeira audiência onde seriam colhidos depoimentos de funcionários da Semapa, marcada há duas semanas, foi esvaziada pela própria comissão, inclusive pelo relator, Francisco Carvalho (PSL), que não compareceu aos trabalhos.CPI do Bom Peixe

Uma segunda audiência, separada para ouvir os ex-secretários pedetistas, também foi remarcada, e até hoje não ocorreu de fato. Enquanto isso, preciosos 49 dias, de um total de 60 do prazo estipulado para a conclusão dos trabalhos, já se foram. Tudo bem que caso não seja concluída em 60 dias, o colegiado poderá prorrogar o prazo para mais 60, no entanto, se continuar no mesmo ritmo, há sério risco de a CPI fracassar.

Outro caso que mostra o desgaste da CPI foi a saída de Marquinhos do colegiado (PRB). Ele acusou Pedro Lucas de ter participado de uma reunião com o prefeito, e ter recebido ordens para tirá-lo da relatoria. O caso envolveu o nome de Ivaldo Rodrigues (PDT), que reagiu às acusações. Antes disso, vale lembrar, outra articulação do prefeito já havia fracassado na Câmara. No dia da instalação, o vereador Sebastião Albuquerque (DEM) pediu vistas do projeto, automaticamente concedido pelo presidente Isaías Pereirinha (PSL). Mas, no dia seguinte, alertado por Pedro Lucas quanto a impossibilidade regimental de se conceder vistas a esse tipo de projeto, Pereirinha voltou atrás e encaminhou a proposta para publicação no Diário Oficial.

E é desta forma que permanece a CPI do Bom Peixe, alvo de investidas de todos os lados, e sem nenhum resultado prático até o momento. Uma comissão esvaziada. Pedro Lucas garante e realmente pode até estar determinado a concluir os trabalhos com seriedade, mas pelo visto, ainda terá de enfrentar muitas barreiras. Barreiras estas formadas pela própria comissão a qual preside.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *