Destaques da Semana na Blogosfera

repercutiuO quadro Destaques da Semana na Blogosfera não poderia deixar registrar a repercussão que provocou nos meios políticos e na imprensa, a traumática demissão do secretário municipal de Saúde, Vinícius Nina.

O médico foi descartado por Edivaldo Holanda Júnior (PTC) por não ter conseguido atingir as metas estipuladas para a sua pasta. Nina, no entanto, foi constrangido quando chegou a Semus para buscar seus pertences e entregar a pasta.

Seguranças do prefeito tomaram os celulares funcionais do até Marcoentão secretário, revistaram seu carro, vasculharam documentos e revistaram seus auxiliares, que o acompanhavam. Submetido a situação de estrema humilhação, Vinícius Nina anda chegou a conceder entrevista coletiva, logo depois de ser demitido, para desmentir uma nota oficial da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, que informava que partiu de Nina a decisão de deixar a Saúde.

O médico informou que foi sim demitido e pego de surpresa, uma vez que ele tinha compromissos agendados junto ao Ministério Público, referentes a vistorias realizadas no Socorrão I e no Hospital da Criança.

O tema foi abordado pelos principais blogs da capital, exceto aqueles alinhados a Flávio Dino (PCdoB) e Edivaldo Júnior e pautou o debate da semana.

gilbertoDentre os vários textos de Marco D’Eça sobre o tema por exemplo, um “Porque a humilhação?”, questionou a forma desrespeitosa com a qual foi tratado Vinícius Nina.

Outro tema que ganhou repercussão em toda a blogosfera foi o aguardado depoimento da ex-secretária da Semapa, Eliana Bezerra, a CPI do Bom Peixe. No início da semana ela havia afirmado ao jornalista Gilberto Léda, que tinha revelações bombásticas, o que poderia inclusive render na cassação do mandato do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

Na sexta-feira, no entanto, ao se pronunciar aos parlamentares na Câmara Municipal de São Luís, ela recuou e disse não ter provas contra Ivaldo.

O ex-secretário Júlio França também foi ouvido. Ele optou por tentar desqualificar o jorgerelatório da Controladoria Geral do Município, que aponta desvios de R$ 1,7 milhão do Programa Bom Peixe, somente em 2012. Léda fala sobre o tema no texto “Eliana Bezerra deu pra trás”.

Jorge Aragão, por sua vez, trouxe em primeira mão a saída do deputado estadual Raimundo Cutrim do PSD. Insatisfeito com a falta de apoio na criação da CPI da Agiotagem, Cutrim resolveu deixar a legenda, que forma a maior bancada independente na Assembleia Legislativa. Após anunciar a desfiliação de Cutrim do PSD, Aragão publicou uma entrevista exclusiva com o parlamentar “O futuro a Deus  pertence, diz Cutrim sobre o seu futuro político”, onde fala sobre o seu projeto político para 2014.

robertRobert Lobato trouxe ao leitor de seu conceituado blog, uma entrevista exclusiva com o secretário de estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), onde ele responde a denúncias de deputados oposicionistas na Assembleia Legislativa, sobre um convênio firmado entre a sua pasta e a Associação Vera Macieira. No texto: “Não tenho nada a esconder, nada a temer, diz Fernando Fialho”, Robert extrai pontos de um bate-papo que teve com o secretário, onde ele se defende das acusações.

A Assembleia Legislativa aprovou um requerimento do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) na última semana, convocando o secretário a prestar esclarecimentos no parlamento. A data ainda será definida.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *