Hospital Universitário fará concurso para 2.136 vagas

Natalino Salgado reitor da UFMA
Natalino Salgado reitor da UFMA

O concurso público para provimento de cargos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) oferecerá 2.136 vagas. O número consta da Portaria nº 13, publicada no último dia 19 no Diário Oficial da União (DOU). É o maior certame realizado no momento por uma unidade federal de saúde em todo o país. A previsão é de que o edital do concurso seja publicado na segunda quinzena de julho e que mais de 100 mil candidatos concorram às vagas ofertadas.

O concurso do HUUFMA foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, que liberou a realização de certames para contratação de pessoal em outras três instituições federais de saúde: Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), e Hospital Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. No total, são 7 mil vagas, sendo que o maior contingente está reservado ao hospital maranhense.

Das 2.136 vagas oferecidas, 80 corresponderão a cargos de gestão e 2.056 serão distribuídas entre as demais funções que compõem a estrutura organizacional da instituição. A divisão será informada no edital do seletivo, que será coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada na estrutura do Ministério da Educação (MEC) para administrar as unidades hospitalares da rede federal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seu site (www.ebserh.mec.gov.br), a EBSERH informa que as contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua no hospital com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a reativação de leitos hoje sem uso em decorrência da falta de recursos humanos e a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de saúde à população por meio do SUS.

Substituição – O concurso prevê a substituição dos 1.446 servidores estatutários lotados atualmente no HUUFMA – unidades Presidente Dutra, Materno Infantil e Campus do Bacanga – por servidores concursados, à medida que esses trabalhadores se aposentarem ou quando se extinguir o vínculo com o órgão de origem, obedecendo às regras previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH. Após a efetivação dos concursados, o HUUFMA passará a contar com 3.225 profissionais em seu quadro de pessoal.

Informações de O Estado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *