PM não vai mais atuar na desobstrução de vias em protestos do #VEMPRARUSLZ

Desbloqueio de vias públicas fica sob a responsabilidade da SMTT e da Guarda Municipal

protesto-ja-deuA partir de hoje a Polícia Militar do Maranhão não mais atuará na desobstrução de vias públicas durante as manifestações do #VEMPRARUASLZ na capital. A decisão foi tomada ontem pelo secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes.

Com a redefinição da atuação da PM, fica a cargo de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Guarda Municipal a liberação de ruas e avenidas ocupadas pelos manifestantes. Um erro.

policia3A polícia somente atuará em casos de crime, vandalismo e depredação do patrimônio público. “A polícia tem feito o seu trabalho de forma preventiva e vai continuar nas ruas para manter a ordem, porém estamos definindo melhor os papéis de cada agente”, declarou Aluísio Mendes.

A decisão da SSP ainda vai dar muito o que falar. Primeiro porque manifestante algum vai querer dar ouvidos a agente de trânsito ou ao guarda municipal. Segundo: com essa onda de vandalismo e agressões, o agente de trânsito corre sério risco de tornar-se vítima de bandidos que participam do movimento. A Guarda também não dispõe de efetivo e equipamentos o suficiente para agir em situações de conflitos que alcancem grandes proporções. Terceiro: se o dever da polícia é manter a ordem, a mesma não pode se eximir de garantir o direito de ir e vir do cidadão em casos de bloqueios de vias públicas. É portanto, uma medida equivocada e incoerente da SSP.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *