Vice-governador discute problemas de Alcântara com ministro

Vice-governador Washington Luiz (c) com o prefeito de Alcântara e ministro Gilberto Carvalho
Vice-governador Washington Luiz (c) com Araken e ministro Gilberto Carvalho

O vice-governador Washington Luiz (PT) foi recebido ontem pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República. No encontro, realizado em Brasília, ele estava acompanhado do prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT).

Durante a audiência, o vice-governador ressaltou o valor de Alcântara citando que, além de patrimônio histórico, tem a presença forte de comunidades quilombolas que resistem ao tempo. “Hoje, em Alcântara, há convivência entre o passado e o desenvolvimento, fruto de resistência do povo quilombola. Há um ambiente institucional favorável aos investimentos do Governo Federal”, ressaltou o vice-governador.

O prefeito de Alcântara, Domingos Araken, apresentou as ações em andamento, destacando a necessidade de mais investimentos federais em infraestrutura no município. Destacou, ainda, o compromisso do ministro do Turismo, Gastão Vieira, na construção da ponte ligando o município de Bequimão a Central do Maranhão que reduzirá a distância entre as cidades e facilitará o acesso, reduzindo o tempo de deslocamento para Alcântara e mais 31 municípios da Baixada.

Ainda na audiência, Washington Luiz falou sobre a questão indígena no Maranhão, ressaltando que o Governo do Estado tem realizado audiências com os representantes de diversas etnias.  Estas audiências envolvem o conjunto dos órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, da Promotoria e Defensoria Pública para tratar das políticas públicas e da infraestrutura básica.

O ministro Gilberto Carvalho considerou importante esse diálogo, cuja pauta ele está negociando nacionalmente, e se comprometeu em articular os órgãos do Governo Federal colocando sua equipe à disposição para os encaminhamentos resultantes dessas audiências.

Washington Luiz pediu o empenho do ministro para fortalecer o Programa de Defensores Públicos que vem sendo tratado pelas Secretarias Nacional e Estadual de Direitos Humanos. “Sabemos que a proteção aos direitos humanos dos povos indígenas e quilombolas depende de uma ação conjunta do Estado e o nosso papel tem sido de reforçar o diálogo e melhorar os programas para que os direitos sejam assegurados”, frisou o vice-governador.

One comment

  1. A mesma camisa azul de sempre? Não, peraí, eu sei que o vice é cearense, mas essa camisinha azul de cobrador de ônibus ta manjada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *