As intermináveis notas da Sejap

Túnel por onde presos fugirem em Pedrinhas
Túnel por onde presos fugiram em Pedrinhas

Se há uma secretaria dentro da estrutura do Governo do Estado que mais se propõe a emitir “Notas de Esclarecimento”, na atual administração, esta é a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

É quase que semanal o informativo da pasta, para explicar fugas de presos de Justiça do frágil e precário Sistema Penitenciário do Maranhão.

A última, encaminhada ontem aos emails de veículos de imprensa, jornalistas e blogueiros, informava a fuga de oito detentos por um túnel, da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis.

Há uma semana a mesma Sejap tentou explicar a fuga de outros 15 detentos do Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, também por meio de túnel feito da cela 5 até a área externa do presídio.

Na ocasião, a Sejap informou que investigaria se houve eventual facilitação para os detentos. Nada foi explicado até o momento. E enquanto isso, continuam sendo elaboradas pela assessoria da pasta, notas e mais notas.

O secretário da Sejap, delegado Sebastião Uchôa, já não deve ter mais explicação para tanta fuga. Afinal, a Sejap é de longe a pasta que cuida da área que mais carece de estrutura e intervenções emergenciais do Poder Público. E se não há estrutura, pouco se pode fazer, seja o secretário quem for.

O fato inegável é que preso de Justiça deve permanecer atrás das grades. Mas se ele consegue sair de uma unidade prisional sem que tenha sido solto pela própria Justiça, é prova de que algo está errado, muito errado…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *