Assembleia terá comissão para discutir em Brasília a reforma política

deputado Marcos Caldas
Deputado estadual Marcos Caldas

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou ontem requerimento dos deputados Marcos Caldas (PRB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) que solicita a criação de uma Comissão Especial da Casa para discutir em Brasília a reforma política proposta pelo Governo Federal.

A comissão será composta por sete membros titulares e sete suplentes, com representatividade de todos os blocos parlamentares.

A presidente Dilma Rousseff (PT) discute com a sua equipe de governo e com o Congresso Nacional desde o início dos protestos no país proposta para que um plebiscito

Deputado Rubens Pereira Júnior
Deputado Rubens Pereira Júnior

leve à sociedade a possibilidade de decidir sobre a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para tratar da reforma política. Um projeto sobre o tema tramita na Câmara dos Deputados desde o ano passado, mas nunca foi votado. Entre os pontos mais polêmicos na reforma, há o fim do financiamento público de campanhas, fim das coligações proporcionais, unificação das eleições e a possibilidade de mudança no sistema eleitoral para o modelo distrital.

Marcos Caldas, que defendeu a criação do colegiado com o argumento de que a Assembleia não poderia ficar alheio à discussão nacional, já trabalha na montagem da equipe junto a Rubens Júnior. A ideia é integrar membros do maior número possível de partidos políticos da Casa. Os nomes devem ser entregues à Mesa Diretora ainda hoje.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *