Médico classifica categoria de “Búfalos Selvagens” e ameaça atendimento

Comentário de leitor que se identifica como médicoO texto publicado segunda-feira pelo blog: “Médicos protestam contra Padilha, mas ficam sem apoio de prefeitos”, despertou as mais diversas manifestações de leitores da página.

Uma destas manifestações, no entanto, chamou atenção do titular pela ousadia, agressividade e falta de bom senso. Ela partiu de um médico [pois assim ele se declara], que se posiciona de forma contrária às medidas do Governo Federal no país, a exemplo do Programa Mais Médicos, que já tem a adesão de 64 municípios do estado.

Segundo o leitor, que se identifica como Paulo, a classe médica é uma “MANADA DE BÚFALOS SELVAGENS ADORMECIDOS”.

Em tom ameaçador, o profissional da saúde alerta que é bom não despertá-los: “SENÃO PREJUÍZOS VIRÃO”, diz ele.

Não considero o posicionamento como uma ameaça aos governos Federal, Estadual e Municipal, mas sim a saúde pública, à população, principalmente aquela mais humilde – que vive em extrema pobreza -, a que mais carece do atendimento destes profissionais.

O desabafo desaforado e arrogante do leitor [médico] – dá margens, por exemplo, para questionamentos em relação à paralisação da categoria de ontem em São Luís. Médicos deixaram de atender pacientes da Santa Casa de Misericórdia, muitos oriundos do interior do estado, como mostrou reportagem da TV Mirante, mas continuaram religiosamente com suas atividades em todas as clínicas e hospitais particulares da capital. Porque prejudicar justamente o paciente do SUS? Qual a lógica e o objetivo da manifestação?

Sinceramente, não acredito que a maior parte dos médicos maranhenses compactuam com as palavras do leitor [médico], que classificou a categoria de “Búfalos Selvagens”.

E por mais que haja divergências entre os anseios da categoria e as diretrizes dos programas implantados pelo Governo Federal, não acredito também que o Conselho Regional de Medicina (CRM) apóie este tipo de postura, que ameaça tão somente a saúde pública.

Afinal, creio que a população não precisa realmente de búfalos…

Médicos protestam contra ministro, mas são reprovados por prefeitos
Médicos protestam contra ministro, mas são reprovados por prefeitos

9 comments

  1. A lógica é muito simples, Tem muito pasto na fazenda e os búfalos selvagens nao querem dividir o território. Muito pasto engorda mais rápido e o animal come onde quiser e quando quiser, porque nao tem concorrente. Simples assim.

  2. Felizmente, a maioria dos médicos do estado nao sao e nem se comportam como animais como quer fazer entender o médico que se disse ser “búfalo selvagem”.

  3. leia a integra da nossa defesa na 1a pagina do CFM… entenda um pouco mais antes de criticar! todo profissional tem direito a greve, ou não vivemos democracia? pobres suas postagens…

    1. Critiquei a sua postura e a interrupção do atendimento a pacientes de um hospital público, que ao meu ver, está longe de ser considerada uma greve. Pobre, precipitada e fora de ordem pelo visto, foi sua colocação em relação a “manada de búfalos selvagens”…

  4. LEMBRANDO VC BLOGUEIRO COMO ADVOGADA, O PROGRAMA É INCONSTITUCIONAL! NISSO A CLASSE MÉDICA TEM RAZÃO SOBRE A MP nº 621/13 ! BASTA LER UM POUCO DA NOSSA CONSTITUIÇÃO (LEI nº 3.268/57 e LEI nº 9.394/96) SOBRE PROFISSÕES.. O STF DERRUBA ESSA MP NA PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA..

    1. Pode até inconstitucional advogada, mas isso não dá direito a médico algum alardear ameaças à população e à saúde pública…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *