Médicos protestam contra Padilha, mas ficam sem apoio de prefeitos

Médicos dão as costas para ministro e são reprovados
Médicos dão as costas para ministro e são reprovados por auditório

Durante a palestra do ministro Alexandre Padilha para prefeitos e secretários municipais de saúde, sobre o programa Mais Médicos, há pouco, no Hotel Luzeiros,  12 médicos resolveram fazer uma manifestação contra o ministro. O ato foi reprovado de forma unânime pelos prefeitos que participavam do evento.

No momento em que Padilha começou a falar, os profissionais da saúde caminharam para frente do ‘palco’ e ficaram de costas para o ministro. Todos colocaram faixas pretas nos braços, em sinal de protesto ao Governo Federal.

O problema, no entanto, é que os médicos não encontraram apoio algum do auditório, e acabaram em cena vexatória. Prefeitos e secretários – que penam diariamente em seus municípios atrás destes profissionais, pediram a saída dos médicos da frente do palco, sob a alegação de que eles estavam atrapalhando o diálogo com o ministro. Os 12 manifestantes, no entanto, se recursaram a sair.

Foi então que o ministro pediu licença, passou a frente dos médicos e começou a sua palestra. Foi aplaudido de pé por ininterruptos 2 minutos. “Esse programa não vai tirar emprego de médico algum vai levar médicos para o interior do estado. Lá onde há carência de profissionais. Sou médico e estou ministro, mas antes de qualquer coisa, temos de pensar no bem e na saúde da população. Estamos preocupados com a população”, disse.

Sem argumentos para contrapor o que foi mostrado na palestra, principalmente no que diz respeito ao número de médicos por habitantes no estado [Maranhão é o último colocado no ranking segundo o ministro do Turismo Gastão Vieira (PMDB)], que é insuficiente para atender a demanda, os médicos nada falaram. Mas o pior, com a postura adotada, perderam o pouco apoio que tinham.

Poderiam ter ficado sem essa…

12 comments

  1. Médicos (as) de uma forma geral são prepotentes! Se acham superiores a todas as outras categorias profissionais. Isso é reflexo do atraso educacional do Brasil. Em países como Canadá e Europeus são profissionais como outro qualquer.

  2. QUERO VER VC FALAR QUE É VEXAME QUANDO OS MEDICOS PARAREM DE ATENDER, E TODOS PEDIREM QUE VOLTEMOS PORQUE A SAUDE ESTÁ EM COLAPSO! A CLASSE MÉDICA É UMA MANADA DE BÚFALOS SELVAGENS ADORMECIDOS, NÃO É BOM DESPERTÁ-LA SENÃO PREJUIZOS VIRÃO…

  3. A população, principalmente, que reside em áreas distante, precisam de saúde com dignidade e qualidade. Mas saúde não é feita só de médicos; condições de oferecer saúde é o q estado, poder público não proporciona. Voce acha mesmo que um inchaço de médicos vai trazer saúde para essas pessoas??? Temos mais médicos no Brasil do q a ONU recomenda por cada mil habitantes, em alguns Estados esse número chega a dobrar!!!! Então não é com números, mas com condições de trabalho, plano de carreira e estrutura necessárias que conseguiremos cuidas das pessoas com amor e dignidade. Portanto não emita pareceres tão demasiadamente equivocados!!! obrigado.

    1. Saúde não depende só de médicos, mas é inegável que falta esse profissional em municípios do interior do estado. Para se ter uma ideia, ontem mesmo o prefeito de Viana, Chico Gomes (DEM), afirmou que perdeu um pediatra – que recebia, veja só, R$ 37.500,00 (um absurdo). Já são dois meses de peregrinação para conseguir a contratação de outro profissional. Querem planos de cargos e carreira? Aceitarão, então salários mais baixos e compatíveis aos demais profissionais da saúde? Acredito que é sim uma medida acertada do Governo Federal, e mais, como bem falou o ministro. Se os médicos brasileiros não aparecerem para trabalhar, aí sim os estrangeiros serão contratados. Nada mais justo…

  4. vc nobre blogueiro, deveria ler antes de saber o que está falando! porque se vc ler a proposta do mais médicos e ler a constituição federal, logicamente como qualquer pessoa que saiba interpretação textual, saberá identificar a inconstitucionalidade do programa! aconselho vc a ler antes de citar o nosso erro!
    vc recebe 13 salário da tua patroa? tem ferias? tem carteira assinada? progressão salarial? hum, acho que sim!
    vc sabia que eu não tenho nada disso? que se eu adoecer, não ganho um centavo, repito, um centavo?
    queremos carreira, concursos, emprego de verdade, aposentadoria! leia as nossas reivindicações e saberá que o programa não vai oferecer nada disso para os profissionais que entrarem nele! vc gostaria de trabalhar assim???
    vc acha que tenho contracheque? não tenho sabia!
    a ponta do iceberg é que vcs veem e criticam.. não temos dignidade no trabalho e não são 6 mil estrangeiros no vasto Brasil que vão diminuir meu salário ou fazer eu correr atrás de emprego graças a Deus…
    mas te digo que hoje sinceramente, se meu salário fosse reduzido a metade e eu tivesse meu EMPREGO, com todos os benefícios que deveriam ser-nos garantidos como a todo trabalhador, trabalharia com muito prazer, teria meu futuro certo e veria meu filho crescer sem preocupação! se eu adoecer, quem vai cria-lo pra mim? a Dilma?

  5. é mentiroso falar que com medicos de fora vai melhorar a saude do pais
    se a soluçao é trazer profissionais de saude de fora , entao tambem tem que trazer policias de fora , delegados de fora importar juizes deputados senadores até um presidente de fora. tratase mas de uma estrategia eleitoreira do Pt , asim como asd outras que todo mundo sabe auxilio familia, gas ,e outros. o povo dara a resposta nas proximas eleicoes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *