Parceria de peso

Tornada pública a partir da conversa telefônica entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito Edivaldo Júnior (PTC), a parceria Governo/Prefeitura já está consolidada.

O ponto forte da relação é o PAC Rio Anil, que vem sendo pauta maior de reuniões entre equipes lideradas pelo secretário das Cidades, Hildo Rocha, pelo Governo do Estado, e o secretário de Planejamento, José Cursino Moreira, pela Prefeitura de São Luís.

Alguns pontos são cruciais para a evolução do entendimento em favor da população. Um deles é a regularização fundiária das áreas habitacionais no raio de abrangência do PAC Rio Anil. Parte dessa responsabilidade é do Município e outra é da União, mas é o Estado quem vai bancar a regularização fundiária.

Outro item de peso da pareceria diz respeito ao saneamento residencial. Na área de abrangência do PAC Rio Anil, o Governo do Estado já investiu em 3 mil residências, que receberam banheiro, telhado, paredes de tijolos e outros benefícios. Outras 3.600 serão beneficiadas em nova etapa já em andamento.

Essas áreas serão beneficiadas também com equipamentos urbanos, como quadras esportivas, praças e creches. Mas o item mais importante do PAC Rio Anil e fundamental para São Luís é a Avenida do 4º Centenário, que margeia o Rio Anil e alcança a Alemanha.

Construída sobre áreas de mangue, o que a torna uma obra de engenharia inovadora, a 4º Centenário será fundamental para desafogar o trânsito de São Luís naquela direção, permitindo até a criação de um corredor alternativo. Na avaliação de especialistas, a nova avenida, que será inaugurada em dezembro, aliviará expressivamente o estado crítico atual do trânsito de São Luís. Até então discreta, a parceria avança firme e distante do nhenhenhém dos que torcem contra.

Da coluna Estado Maior, da edição de hoje de O Estado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *