Parceria entre Governo e Prefeitura garantirá obras em São Luís

parceria2O governo do Estado e a Prefeitura de São Luís consolidaram ontem a parceria institucional. Em reunião no Palácio Henrique de La Rocque, secretários municipais e estaduais apresentaram propostas que viabilizem projetos de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de São Luís. Como as propostas convergem, a parceria avança para elaboração de projetos em comum das duas administrações que serão enviados ao governo federal para inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

São propostas cujos investimentos chegam a R$ 6 bilhões e que garantirão em médio e longo prazo obras que desafoguem o trânsito e facilitem o acesso aos municípios da Ilha de São Luís. De acordo com o secretário estadual de Cidades, Hildo Rocha, o governo do Estado apresentou vários projetos para melhorar a mobilidade urbana em São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís.

Esses projetos foram mostrados pelo secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, primeiro aos representantes das prefeituras de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Ações como ampliação da Avenida dos Holandeses até a cidade de Raposa e a viabilidade de um porto para saída de um ferry-boat da Baía de São José, em Ribamar, para a cidade de Icatu foram aceitas pelos gestores.

Em outra reunião, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Marques, e o assessor especial da Prefeitura de São Luís, Carlos Rogério Araújo, apresentaram as propostas da Prefeitura e avaliaram as propostas do governo. Segundo Rocha, as prioridades do governo estadual para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de são Luís coincidem com as prioridades apresentadas pelos representantes da administração municipal.

Entre as prioridades coincidentes estão implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando o Porto do Itaqui e Anjo da Guarda ao Aterro do Bacanga e ainda outro percurso que ligaria o Centro Histórico até o Cohatrac.

Outra proposta prevê a construção de uma ponte que ligará o Parque Pindorama ao Piancó na área Itaqui-Bacanga. Essa obra fará o acesso direto da Avenida dos Africanos à Avenida dos Portugueses.

Também faz parte das propostas em comum a ampliação da Avenida dos Holandeses – do Comando Geral da Polícia Militar até a cidade de Raposa. “São projetos grandiosos que garantiram melhor mobilidade urbana para todos os cidadãos da Região Metropolitana de São Luís”, afirmou Rocha.

Essa reunião consolida a parceria institucional que estava sendo costurada desde o início da gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PTC). De acordo com o secretário Rodrigo Marques, o prefeito de São Luís sempre buscou a parceria institucional com o governo do Estado.

 Texto de reportagem de Carla Lima, de O Estado

One comment

  1. Olá,

    A minha sugestão;

    1 – tirar o trânsito de ônibus da avenida Rio Branco e no lugar dos ônibus colocar de volta os bondes de antigamente, se em Lisboa esses mesmos veículos sobem ladeiras e descem, porque não em São Luis, uma cidade que tem tudo parecido com a Europa, poderiam fazer isso para alavancar mais o turismo, acho fácil e a obra seria mais rápida em relação ao turismo que não pode esperar e com isso vem o retorna em dinheiro para fazer outras obras que desejarem.

    2- Paisagismo, plantar nas avenidas e canteiros em sequência árvores para um visual melhor e mais bonito, igual encontrado na França (veja a reportagem do jornal da tarde de Vitória-ES, sobre esses jardins lindos).

    Espero ter ajudado com essas sugestões,

    Romualdo

    Vitória-ES,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *