Zito Rolim é cassado

zitoA Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Codó, José Rolim Filho, o Zito Rolim (PV) e de seu vice, Guilherme Archer (PMDB) e determinou a realização de nova eleição majoritária na cidade. Zito Rolim, no entanto, recorrerá da decisão no cargo.

A ação de investigação eleitoral que culminou com a cassação do prefeito é de autoria do Ministério Público Eleitoral e tem como acusação o uso abusivo de meio de comunicação em benefício próprio no período eleitoral. Também são alvo da ação dois apresentadores de TV em Codó.

A decisão de cassação dos diplomas de Zito Rolim e Guilherme Archer é da juíza Gisele Ribeiro Rondon, titular da 7ª Zona Eleitoral. Ela também declarou a inelegibilidade de ambos por 8 anos, a contar de 2012, e anulou os 23.075 votos dos dois.

Com a cassação do prefeito e de seu vice, o segundo colocado na eleição municipal, Biné Figueiredo (PDT) poderia até assumir o posto, uma vez que se somados os seus votos com o do terceiro colocado, Francisco Nagib (PR) – chega-se a mais de 50% dos votos válidos na eleição. No entanto, Francisco Nagib também teve seus votos anulados [em uma outra ação judicial], o que torna obrigatória a realização de nova eleição em Codó.

Zito, que já havia sido cassado anteriormente mas conseguiu retornar ao posto, recorrerá da ação…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *