Maranhense fala de experiência acadêmica e profissional na Coreia do Sul

O ludovicense João José Silva Soares Neto, estudante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e bolsista no Programa Ciências sem Fronteiras na Coreia do Sul, falou ao portal Governo Federal sobre a sua experiência de estágio na Hyundai. Ele integra uma turma de 44 estudantes que está naquele país, para formação acadêmica. Jota, como é chamado por familiares e amigos, estuda Engenharia Mecânica Industrial na Hanyang University, na Coreia do Sul. Segue abaixo o texto do site do Ciências sem Fronteiras, que conta com informações da Embaixada do Brasil em Seul.

jotaPortal Ciências sem Fronteiras – Durantes os meses de junho a agosto, bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras na Coreia do Sul fazem parte de uma série de oportunidades de estágios em empresas sul coreanas. O estudante de engenharia mecânica industrial João José Silva Soares Neto, que realizou estágio na Hyundai, conta um pouco de sua experiência. Veja o relato abaixo.

Eu fui alocado no time de Planejamento de P&D, responsável por calcular futuros investimentos e manter os custos em mente. Eu fui muito bem recebido por todos do meu departamento, mesmo com suas agendas ocupadas, eles sempre vinham perguntar sobre meu trabalho, oferecer alguma ajuda ou fazer alguma contribuição aos meus projetos. No meu departamento todos compartilhavam de duas fortes características, eles eram trabalhadores árduos e prestativos. O escritório tinha uma atmosfera amigável e eles estavam sempre trabalhando juntos ajudando uns aos outros, o que eu acho não muito comum nas competitivas indústrias de automóvel.

O P&D é onde a Hyundai projeta os carros para o futuro e aperfeiçoa os que já estão em comercialização. É notável pela alta qualidade e pelos famosos designs o alto investimento da Hyundai em pesquisa e desenvolvimento e essa é a razão pela qual eu apliquei para a Hyundai Motor Company e fiquei tão feliz com a aprovação.

Meus projetos foram sobre a análise e avaliação do desempenho da Hyundai nos mercados da América do Sul e dos EUA e outro sobre a análise dos casos de recalls nas mesmas áreas. Os projetos me deixaram hábil para ver como a Hyundai está focada em ser a maior fabricante de automóveis no mundo e tem um planejamento e estratégia específica para cada tipo de mercado e país, sempre mantendo um alto patrão de qualidade nos produtos. Por exemplo, no Brasil, o objetivo era criar um carro que atendesse as necessidades específicas do mercado brasileiro, então eles construíram uma fábrica em São Paulo e desenvolveram o HB20 que é um grande sucesso de vendas.

Na Hyundai eu tive minha primeira experiência como estagiário e eu estou certo de que eu não poderia ter tido uma melhor. Eu tive um grande aprendizado prático baseado em estratégia e planejamento industrial o que é essencial para o meu curso. Para mim o aprendizado mais importante foi observar o quão focados no trabalho são os coreanos, eles estão sempre fazendo seu melhor para atingir o objetivo e não apenas um objetivo próprio e sim o objetivo da companhia.

Esse tipo de imersão na Cultura industrial você não tem em nenhum tipo de classe de aula, participar do dia-a-dia de trabalho da Hyundai Motor Company e fazer parte do time do Hyundai foi de fato uma experiência única. É isso que faz o estágio do CsF altamente recomendável e tão importante para a formação de profissionais na construção de uma industrial nacional mais competitiva internacionalmente”.

Parceria – O Grupo Hyundai Motor e suas afiliadas – Hyundai Motor Company, Hyundai Mobis, Hyundai Rotem, Hyundai Engineering & Construction, Hyundai Steel, Hyundai Glovis e Hyundai Hysco – são apoiadoras do Programa Ciência sem Fronteiras. Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, o grupo recebeu 44 estudantes brasileiros matriculados em universidades coreanas para um programa de estágio de cinco semanas. É a primeira vez que o grupo abre suas portas para estágio de estudantes estrangeiros. A empresa pretende dar preferência aos estagiários brasileiros nos processos de contratação da Hyundai Motor Brasil. Neste período, a Hyundai Motor Group abriu 60 novas oportunidades de estágio na Coreia do Sul.

2 comments

  1. BOA TARDE!!!! EU LI A RESPEITO DA EXPERIÊNCIA DO João José Silva Soares Neto NA HYUNDAI. COMO PODERIA MANTER CONTATO COM ELE?
    E-MAIL OU FACE OU FONE.
    DESDE JÁ AGRADEÇO, RUBENS SANTOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *