Realizado o primeiro casamento gay em São Luís

Ruber Paulo da Silva Marques e Armando de Souza Filho
Ruber Paulo da Silva Marques e Armando de Souza Filho estão casados

Foi realizado hoje o primeiro casamento civil gay em São Luís.  Os empresários Ruber Paulo da Silva Marques e Armando de Souza Filho celebraram a união na 7ª Vara da Família, no Fórum Desembargador Sarney Costa,no Calhau.

Os dois estão juntos há apenas cinco meses. Eles se conheceram no espetáculo do Cirque du Soleil. Há três, decidiram que era o momento de oficializar a relação.

O casamento foi celebrado pelo juiz Jesus Guanaré de Sousa Borges, que seguiu regulamentação do CNJ, que autoriza cartórios a oficializarem este tipo de união.

Após um breve discurso, o juiz perguntou se eles, por livre e espontânea vontade, aceitavam receberem um ao outro como marido. Com a resposta positiva dos dois ele os declarou oficialmente casados.

Os noivos trocaram alianças e beijos e assinaram a ata com os novos nomes de casados: Ruber Marques de Souza e Armando de Souza Filho Marques. “Acreditamos que a partir de nós outras pessoas também tomarão a decisão de se unirem e mostrarem que sua relação é tão natural quanto as demais”, afirmou Armando Marques.

ResoluçãoA oficialização do casamento civil do casal foi possível porque em maio deste ano o CNJ determinou que os cartórios de todo o Brasil realizassem tanto a conversão da união estável  entre pessoas do mesmo sexo para o casamento civil quanto o casamento diretamente. A resolução foi tomada com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a validade das uniões estáveis homoafetivas, em maio de 2011.

 

12 comments

  1. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!!
    Caboclo, aproveitando essa onda de homenagem gostaria que o amigo postasse uma imagem de um casal de verdade, o único que forma uma família. Salve, a família brasileira!!!

  2. Só uma correção: o 1o casamento homossexual no MA aconteceu sem cerimônia pública no cartório da 1a Vara Civil no centro
    da capital no dia 24/06/2013, através de processo aberto pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão na pessoa da defensora dra. Ana Lorena.

      1. Tendo sido procurada, a Defensoria Pública, através da dra. Ana Lourena, coletou dados que comprovassem a união do dois há 20 anos e deu entrada no cartório da 1a Vara Civel, no centro da capital. Foi publicado em 09/05/2013 no jornal Atos e Fatos e a certidão de casamento expedida em 24/06/2013 e os interessados chamados para assinar o livro em 25/06/2013, sem cerimônia, por decisão dos noivos que, por motivos de foro íntimo, não queriam publicidade.

  3. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!
    Caboclo, vamos organizar essa boiada! Macho com macho, forma um par. Casal é homem com mulher ou mulher com homem. Eu tenho um par de jumento, um par de burro, um par porco…mas casal só é um homem com mulher.
    Como diz música de cabra macho: ” nesse forró vale tudo, só não vale homem dançar com homem, mulher dançar com mulher’!
    Salve a familia brasileira!

  4. Isso é que dá esses blogueirozinhos querem dar uma de jornalista. Para a sua informação ow desinformado já teve o 1º casamento gay em São Luis, procure ler mais e procurar as fontes certas para as suas informações…agora os primeiros casais nao quizeram vir a público manifestar o matrimonio…afff

  5. Ridiculo é o preconceito das pessoas, pra ser um casal, basta existir amor. Como diria LULU SANTOS “Consideramos justa, toda forma de amor.”

  6. Olá, boa tarde.

    Gostaria de pedir a ajudar de vocês para assinar esta petição.
    Sobre : Casamento homo-afetivo , não pode retroceder! Criar uma lei que seja definitiva.

    Nosso “querido” Marco Feliciano ( presidente da comissão de direitos humanos e minoria ) , vai aprovar uma lei que retroceder o direito já conquistado do casamento civil homo-afetivo. E ainda vai criar uma lei onde somente é permitido casamento entre homem e mulher.

    Por favor me ajude , a não aprovação dessa lei preconceituosa.
    Divulgue para seus amigos e familiares .

  7. Em Codó-MA , foi realizado o primeiro casamento gay entre homens na cidade. o casal preferiu não divulgar os nomes. Dizem apenas que foi uma decisão muito bem pensadas e que estão felizes!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *