São José de Ribamar terá mais quatro unidades de saúde

Gil Cutrim inaugura o CTA /  foto: Wiliam Tindale
Gil Cutrim inaugura o CTA em São José de Ribamar / foto: Wiliam Tindale

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), autorizou ontem a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde nas localidades Piçarreira, Cohatrac V, Nova Terra e Turiúba. Cutrim também inaugurou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS, ambos implantados em um prédio próximo a UBS do bairro São José dos Índios, na sede da cidade. O peemedebista ainda autorizou a ampliação da Unidade Básica de Saúde da Vila Sarney Filho I.

As obras de construção das novas UBS da Piçarreira, Cohatrac V, Nova Terra e Turiúba estão sendo custeadas com recursos federais e municipais e serão inauguradas no início do próximo. O valor dos empreendimentos não foi revelado.

A obra de ampliação da Unidade da Sarney Filho será concluída até o fim do ano e também está sendo custeada com recursos federais e municipais. A ampliação visa qualificar, ainda mais, a oferta de serviços na área da saúde para os moradores desta região.

O CTA oferece ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar gratuitamente testes rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento nesses é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independentemente de ser positivo ou negativo.

Já no SAE o ribamarense tem acesso a serviços ambulatoriais em HIV e AIDS e ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas que vivem com o vírus.  Este serviço possui diferentes configurações institucionais: são ambulatórios gerais. “Estamos trabalhando para aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços oferecidos na área da saúde e, desta forma, atender, cada vez melhor, o nosso povo”, disse o prefeito.

2 comments

  1. Uma pena que mesmo tendo realizado concurso público na área da saúde, 50% dos profissionais ainda faltam ser chamados, mas curiosamente a contratação de pessoal da saúde vem sendo realizada desde 2011por uma empresa terceirizada: a PRÓ-SAÚDE…que provavelmente deve suprir essas novas unidades…um desrespeito a quem estudou e foi aprovado num concurso público.

  2. Ronaldo,
    Isso é muito bom! Melhor para todos será Gil Cutrim dá continuidade às nomeações dos concursados, nos dê uma resposta concreta prefeito, não aguentamos mais suas respostas ‘nos próximos meses’ são 2 anos e cinco meses nessa angústia, queremos nosso emprego, somos pais de família, nos respeite, é um direito líquido e certo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *