29 médicos cubanos vão atuar no Maranhão

Ministro Alexandre Padilha
Ministro Alexandre Padilha fez anúncio

Vinte e nove médicos cubanos vão atuar no Programa Mais Médicos em 11 municípios e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Maranhão. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde (MS). Municípios do Norte e do Nordeste serão os maiores beneficiados pelo trabalho do primeiro grupo de médicos cubanos que chegaram ao Brasil após acordo do MS com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs) dentro do programa.

No Maranhão, vão receber médicos vindos de Cuba os municípios de Altamira do Maranhão (2), Amarante do Maranhão (3), Arame (3), Buriticupu (3), Chapadinha (6), Coroatá (2), Monção (2), Santa Helena (2), Serrano do Maranhão (2), Urbano Santos (2) e Vargem Grande (2).

Em todo o país, 400 cubanos serão direcionados a um total de 219 localidades (206 municípios e 13 DSEIs). Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos – o equivalente a 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Municípios que vão receber médicos

Altamira do Maranhão – 2

Amarante do Maranhão – 3

Arame – 3

Buriticupu – 3

Chapadinha – 6

Coroatá – 2

Monção – 2

Santa Helena – 2

Serrano do Maranhão – 2

Urbano Santos – 2

Vargem Grande – 2

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *