A leitura que a oposição não quer fazer

Eliziane ultrapassa fácil fácil Flávio Dino em SL
Eliziane ultrapassa fácil fácil Flávio Dino em SL

Por mais que ainda seja cedo para se fazer qualquer análise de cenário mais aprofundada em relação a eleição de 2014, a pesquisa de intenções de votos realizada pela Data M e que já mostra empate técnico entre a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) e Flávio Dino (PCdoB), em São Luís, deixou a oposição em parafuso.

Eliziane aparece na pesquisa com 27% das intenções contra 32% do comunista e outros 10% de Luis Fernando. A oposição, no entanto, avalia que reflexo prejudicial algum a ascensão de Eliziane terá para com os votos de Flávio Dino.

Acreditam apenas que com a candidatura da popular socialista, a governadora Roseana Sarney (PMDB) leva fácil a vaga para o Senado, uma vez que existirão, orbigatoriamente dois candidatos pela oposição. Sendo estes, um da chapa de Flávio e outro da chapa de Eliziane Gama.

Mas a leitura que a oposição se nega a fazer, é justamente em relação a um possível e

Luis Fernando: retrospecto mostra que ele deve chegar a pelo menos 30% na capital
Luis Fernando: retrospecto mostra que ele deve chegar a pelo menos 30% na capital

pré-anunciado fracasso que pode vir a ocorrer na votação de Flávio Dino em São Luís, e prioritariamente como efeito da má administração de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Apesar de orientado por seus marqueteiros, Flávio não conseguiu descolar a sua imagem com a de Edivaldo, que em apenas nove meses de gestão caiu em descrédito com a população e não mostrou a renovação e a mudança tanto propagada por ele e por Flávio durante a campanha eleitoral. Efeito disse foi a queda de Flávio em pesquisa anterior de 40% para os atuais 32%.

Por outro lado, há nesse cenário, dois candidatos que poderão facilmente ultrapassar Flávio Dino em São Luís, maior colégio eleitoral do estado. Eliziane Gama, que foi um fenômeno de votos em 2012 e Luis Fernanando, que apesar de ainda estar com apenas 10% de intenções de votos – e que não está em campanha -, deve chegar a pelo menos 30% até o próximo ano.

Flávio Dino: errou ao ter colado em Edivaldo e pode despencar ainda mais
Flávio Dino: errou ao ter colado em Edivaldo e pode despencar ainda mais

Isso por dois motivos. Primeiro: ele foi gestor de São José de Ribamar, cidade vizinha à capital, com aprovação de mais de 90% da população. Quem reside em São Luís, assistiu de perto as transformações na cidade balneária e por isso já sabem do potencial do pré-candidato. Segundo: historicamente, candidatos do grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), alcançam esse patamar de votos nas eleições para o Governo do Estado. Roseana, por exemplo, foi eleita em 2010 com mais de 40% dos votos válidos da capital. Portanto, é no mínimo precitado afirmar, como um oposicionista, por exemplo, que Luis Fernando não chegará sequer aos 15%.

Na verdade, a oposição já sabe que Flávio Dino pode acabar na terceira colocação em São Luís. E sabe que isso pode ser determinante para a eleição de 2014. Até porque a capital pode funcionar como uma espécide de termômetro eleitoral na disputa. Mas essa eleitura, eles se negam a fazer…

2 comments

  1. Quem tem imprensa a disposição, para dizer o que bem entender e quiser, só convence os incautos. Se os votos de Flávio Dino for depender da administração de Edivaldo, o que dizer de Luis Fernando atrelado ao governo Roseana, esse mesmo é que vai ficar na rabada mesmo, já é ruim de voto, a mais de um ano das eleições com Roseana que já não gosta de trabalhar. Quem pensar que esse governo itinerante é idéia de Roseana está muito enganado, isto é só para mostrar Picolé de Chuchu conhecido…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *