Fatos confirmados

Eduardo Campos veio a SL
Eduardo Campos veio a São Luís sexta-feira

A passagem do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por São Luís confirmou uma série de situações que vinham sendo registradas por O Estado notadamente pela coluna a respeito dos descaminhos dessa aliança de oposição. Alguns fatos agora confirmados:

1 – O comunista Flávio Dino, que exerce a presidência da Embratur, cargo de confiança do presidente da República, não é partidário da candidatura da presidente Dilma Rousseff, que o nomeou, à reeleição. A presença dele na reunião do PSB e o discurso que fez não deixaram dúvidas de que Dino vai formar palanque para Eduardo Campos no Maranhão. O próprio Campos foi enfático ao afirmar que seu parceiro no estado será o hoje pré-candidato do PCdoB.

2 – A banda do PT que não aceita a aliança com o PMDB no plano nacional e nos estados, liderada pelo deputado federal Domingos Dutra e pelo deputado estadual Bira do Pindaré, não apoiará a candidatura da presidente Dilma. Os dois fizeram festa para Eduardo Campos – Dutra assumindo abertamente o rompimento com o PT e Pindaré fazendo o papel feio de participar da reunião de maneira sorrateira, como se não quisesse ser notado, mas aplaudindo o discurso do governador pernambucano e do comunista.

3 – A vinda de Eduardo Campos a São Luís não resolveu, como haviam anunciado, a guerra travada por JR Tavares e Roberto Rocha pela vaga de candidato a senador no grupo. Isso ficou evidente pela expressão de contrariedade do ex-governador quando, em discurso, o vice-prefeito de São Luís pediu às lideranças da região de Balsas apoio à candidatura de Tavares a deputado federal e à sua como candidato ao Senado. De cara amarrada, JR Tavares só não deixou o evento porque tal atitude só entornaria o caldo. Mas falou cobras e lagarto de Roberto Rocha em conversas fechadas e avisou que não abre mão de ser candidato a senador.

É anotar e aguardar os desdobramentos.

Da coluna Estado Maior, de O Estado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *