Flávio Dino e as pesquisas eleitorais

Flávio Dino em Presidente Dutra, mesmo dia de realização de pesquisa
Flávio Dino em Presidente Dutra, mesmo dia de realização de pesquisa

Que Flávio Dino (PCdoB) lidera as pesquisas de intenções de votos ao Governo do Estado, no Maranhão, tudo bem. A dúvida agora está na suposta “larga vantagem” insistentemente divulgada pela ala comunista no estado. A verdade dos fatos é que, se houve crescimento considerável de algum dos pré-candidatos ao Palácio dos Leões, esse foi Luis Fernando Silva (PMDB), apoiado pelo grupo governista. Mas vamos lá.

A manobra dos oposicionistas agora é contratar pesquisas de intenções de votos – com análise de cenário e comparação de candidatos – exatamente nos dias em que Flávio Dino percorre os municípios alvo das pesquisas, com o chamado “Diálogos pelo Maranhão”, a pré-campanha do comunista no estado.

Se de fato as pesquisas contratadas pela oposição forem analisadas friamente, com isenção, o eleitor, por mais insensato que seja, questionará os dados. Não entraremos no mérito da credibilidade ou não do trabalho realizado pelos institutos contratados. Mas, é bom que levantemos um debate acerca do método utilizado em alguns levantamentos.

Explica-se: da maneiro como está ocorrendo, é natural que um pré-candidato que na verdade está em campanha desde 2010 cresça [até de forma superficial e aí está o risco] em determinada pesquisa, quando ela é feita justamente no dia em que há grande mobilização política deste mesmo pré-candidato na região levantada.

Pesquisas – No dia 24 deste mês, o presidente da Embratur percorreu o município de Presidente Dutra, acompanhado de lideranças políticas e correligionários, em ato de pré-campanha. Fez discursos acalorados contra a chamada “Oligarquia Sarney” e aproveitou para falar de sua vantagem nas pesquisas eleitorais – vejam só. É claro, não deixou de se colocar como o novo e a mudança – o mesmo discurso que pregou na eleição de 2012 para a Prefeitura de São Luís em prol de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), agora isolado e mal avaliado pela população.

Flávio foi inclusive flagrado em “caminhada” em via pública, em uma feira situada no Centro do município, acenado para eleitores, como mostra a foto acima. Naquela ocasião, participaram dos “diálogos” os deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Othelino Neto (PPS), Bira do Pindaré (PT), Cleide Coutinho (PSB), Marcelo Tavares (PSB) e o deputado federal Domingos Dutra (PT). Só para atestar que houve grande mobilização política e exposição de sua figura como pré-candidato ao Governo do Estado. Nem que queira, poderá contestar isso.

Acontece que no mesmo dia e no dia anterior (23 e 24 de agosto), o Instituto BMO Marketing realizou pesquisa de intenções de votos no município de Presidente Dutra e apontou liderança de Dino com 60,24% contra apenas 12,43% de Luis Fernando Silva.

Logo em seguida a pesquisa foi divulgada em blogs locais e da capital, sem citar, no entanto, que havia forte aparato político em prol de Flávio Dino exatamente no dia em que os dados foram colhidos.

Fica a pergunta: esta é a nova estratégia utilizada pela ala dinista durante os “Diálogos pelo Maranhão”? Se for, é mais uma prova de que a “larga vantagem” de Flávio Dino não deixa de ser apenas superficial. Se houvesse grande mobilização política de Luis Fernando naquele mesmo dia, certamente ele não apareceria com 12%. E Flávio Dino sabe disso, por tanto, sabe de certa superficialidade dos números.

Mas talvez seja apenas o desespero de quem vê escapar pelas mãos a possibilidade de chegar ao Palácio dos Leões, só isso…

Leia: Flávio Dino em Presidente Dutra, no malaguetanoticias

Flávio Dino lidera pesquisa em Presidente Dutra, no blog do John Cutrim

9 comments

  1. Roseana e seus lacaios cada vez mais desesperados pelo andar da carruagem daqui uns dias vão inventar que a eleição em Timon, Caxias, Santa Inês,São Luis foi fraudada, um bando de alienados que não tem mais jeito, a mudança chegou e agora só adianta chorar e receber os últimos contra cheques do governo. Adeus Roseana já vai tarde e não podes comprar a eleição ou roubar como fez com o seu Cafeteira e Jackson/Dino. kkkkkk

  2. Ronaldo esse mesmo instituto fez com. Que varias pessoas perdessem seu dinheiro, ele e de fundo de quintal.. Dava como certa a vitoria do reaimudinho da audilar com 20% a frente no juran, e ai todo mundo comecou apostar…esses (moderado)

  3. Quem banca, manda! E quem tem rabo preso, obedece! Esses (moderado) que se dizem blogueiros são uma piada… É desespero total… Andem pelo Maranhão e olhem a realidade, o povo clama por mudança… Uma pergunta, porque quando vocês divulgam fotos do govero intinerante é somente foto “fechada” com os papagaios de piratas rodeando Rosengana? Vai la garoto… Fatura teu salariozinho servindo de capacho dos Sarnentos… Da forma como vocês falam do Maranhão, parece que vivemos em uma Suiça…

  4. A passagem de Flávio Dino por Presidente Dutra, apesar de tudo isso que o nobre Blogueiro questiona, foi um fiasco. Ele andou livremente pela principal feira central do município em pleno sábado como um mero desconhecido. Nenhum eleitor chegou perto para, pelo menos apertar sua mão. O interior do prédio da Maçonaria ficou lotado sim, mas de pessoas de vários outros municípios que acompanhavam o comunista com o único intuito de fazer volume. De Presidente Dutra mesmo deveria ter presentes umas CINQUENTA pessoas. Quanto ao tal instituto BMO, ele estava fazendo pesquisa na cidade três dias antes da visita de Flávio Dino, eu o vi. Vale lembrar que este BMO Marketing é o mesmo que fez pesquisas nas eleições de prefeito e deu uma vitória folgada do candidato Raimundinho da Audiolar quatro dias antes da eleição. Resultado? Raimundinho levou uma “TACA” de quase dois mil votos do atual prefeito Juran Carvalho.

  5. Caro Ronaldo Rocha e participantes do blog, vivemos dois momentos atuais no tocante a sucessão da governadora. Um trata-se de uma pré-candidatura encabeçada por Flavio Dino em ritmo praticamente de campanha oficial em todo Maranhão acompanhado das principais lideranças de oposição. O outro, é a conotação de uma pré-candidatura que segundo a oposição, é a de Luís Fernando que até então visita os municípios na condição de Secretário de Estado da Infraestrutura. Analisando os dois lados, na hora exata em que for anunciado oficialmente o nome do candidato da situação e que se esse nome for o de Luis Fernando, sem duvida a população vai de fato analisar o perfil e a biografia de cada um, a partir daí poderemos de fato ter uma visão do que vai acontecer, por exemplo, vocês já pensaram se de fato for o Luis Fernando, ele já não vai mais só com a sua comitiva de assessores e alguns deputados representando a governadora, com certeza a caravana governista começa descer aos interiores e os resultados das pesquisas já serão totalmente diferentes. Desculpem se meu analise estar errado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *