PT em campanha

Raimundo Monteiro recebe apoio de Washington no lançamento de candidatura à reeleição na presidência do PT
Raimundo Monteiro recebe apoio de Washington na candidatura à reeleição no PT

As correntes que formam o PT no Maranhão iniciaram, no fim de semana, a arrancada decisiva para o que os petistas chamam de Processo de Eleições Diretas (PED), por meio do qual elegem, pelo voto direto dos seus filiados, o diretório e o presidente regional da agremiação.

Das seis chapas lançadas, a de maior visibilidade e com maior cacife político é a liderada pelo atual presidente, Raimundo Monteiro, que tem como articulador mais importante o vice-governador Washington Oliveira.

São seis os candidatos a presidente regional do PT: Raimundo Monteiro (O Partido que Muda o Brasil), Raimundo Teixeira (Construindo a Mudança no Maranhão), Eri Castro (Novo Partido Muda Maranhão), Henrique Sousa (Partido Para Todos), Rodrigo Comerciário (Renovar é Preciso) e Augusto Lobato (Resistência Petista). Outras duas chapas sem candidatos a presidência, as chamadas sem cabeça, também disputam o PED 2013: “O Grito do Interior” e “Resistência Petista”.

As muitas facções do PT maranhense estão abrigadas em três correntes: a liderada por Washington Luiz e Raimundo Monteiro e que defende a aliança com o PMDB; a orientada pelo deputado federal Domingos Dutra – que mesmo com um pé fora, quer continuar dando cartas no partido -, e o deputado federal Bira do Pindaré, que tenta, sem sucesso, fazer o contraponto a Washington Oliveira. As três correntes se batem por causa das eleições de 2014.

A liderada por Washington Oliveira e Raimundo Monteiro defende a manutenção da aliança com o PMDB, tendo o PT o direito de indicar o candidato a vice-governador, no que é apoiada pelos candidatos a presidente Raimundo Teixeira, Henrique Sousa, Rodrigo Comerciário e Eri Castro. Os demais se dividem entre independentes e contrários à aliança com o PMDB. O desfecho se dará no início de dezembro.

Da Coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *