Ribamar receberá IFMA

Audiência pública realizada em São José de Ribamar
Audiência pública realizada em São José de Ribamar

Representantes dos mais variados segmentos da sociedade ribamarense discutiram, durante audiência pública promovida na noite de ontem na Escola Municipal Liceu I, as necessidades de São José de Ribamar em relação à implantação de novos cursos de nível médio e tecnológico, além dos de graduação, que serão oferecidos no campus universitário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) que será implantado no município.

 A construção do IFMA ribamarense foi autorizada no período da manhã durante solenidade promovida no terreno onde a unidade pública e especializada de ensino será implantada – o mesmo possui 33 mil metros quadrados e fica localizado no bairro Piçarreira, próxima a Sede da cidade e às margens da MA – 201 (Estrada de Ribamar).

 “A reitoria do IFMA, de forma democrática, está dando a oportunidade à população de discutir e escolher quais cursos serão oferecidos. É importante essa iniciativa, visto que, é o povo quem melhor conhece a realidade e necessidade do município”, avaliou o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B), que participou da audiência representando o prefeito Gil Cutrim (PMDB).

 Divididos em oficinas de segmentos os ribamarenses definiram como fundamentais a implantação dos seguintes cursos: técnico em administração, técnico em contabilidade, técnico em vendas e técnico em logística (estão no eixo tecnológico Gestão em Negócios); técnico em informática, técnico em manutenção e suporte de informática e técnico em rede de computadores (eixo Informação e Comunicação); técnico em eletromecânica, técnico em automoção industrial e técnico em mecânica (eixo Controle e Processos Industriais); técnico em guia de turismo, técnico em cozinha e técnico em hospedagem (eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer); técnico em pesca, técnico em agricultura, técnico em recursos pesqueiros e técnico em agropecuária (eixo Recursos Naturais); técnico em controle ambiental, técnico em meio ambiente e técnico em cuidador de idosos (eixo Ambiente e Saúde).

 Com relação aos cursos de graduação, de acordo com Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IFMA, uma nova reunião será realizada para discutir o tema específico. No entanto, adiantou que 20% das vagas que serão oferecidas no IFMA de São José de Ribamar serão destinadas para cursos de graduação.

 A obra de construção do campus universitário do IFMA de São José de Ribamar está orçada em R$ 7 milhões, tem prazo de execução de 18 meses e será custeada com recursos federais. O campus terá onze salas de aula, cinco laboratórios, um miniauditório, área de vivência, refeitório, setor administrativo e setor pedagógico. Terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

 Estes estudantes terão acesso gratuito a cursos médios técnicos (modalidades integrada, concomitante e subsequente), além de cursos superiores. O terreno onde campus será implantado foi doado pela Prefeitura e possui excelente localização. Enquanto a obra de construção do campus não for concluída, serão oferecidos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em instalações provisórias, que serão definidas pelo setor de arquitetura do próprio IFMA.

Ascom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *