Valdinar não descarta pedir mandato de Bira do Pindaré

Valdinar pode entrar na Justiça contra Bira
Valdinar pode entrar na Justiça contra Bira

O ex-deputado estadual e primeiro suplente pelo PT, Valdinar Barros, não descarta acionar a Justiça Eleitoral para pedir o mandato hoje ocupado na Assembleia Legislativa pelo parlamentar Bira do Pindaré, que migrou na última quarta-feira para o PSB.

Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandato eletivo pertence ao partido político e o detentor da cadeira [eleito] deve fidelidade partidária à sigla. Como Bira não seguiu para uma legenda recém-criada após deixar do PT, situação que asseguraria a sua permanência no legislativo sem o risco de ser questionado na esfera judicial, e apesar da leniência da própria direção do partido, o parlamentar está sujeito a perda de mandato. Valdirnar explicou que analisará a situação nos próximos dias para somente então decidir que medida adotar no caso.

Bira do Pindaré deixou o PT por falta de espaços
Bira do Pindaré deixou o PT por falta de espaços

De acordo com o suplente, não houve até o momento uma conversa com a direção estadual do partido em relação ao caso. Ele explicou que aguarda a manifestação da presidência do PT. “Não fui procurado por ninguém até o momento, mas acredito que o próprio partido poderia já ter entrado na Justiça para requerer o mandato. Acho que a ação inicial deveria ser do partido e não do suplente”, afirmou.

Apesar de ainda esperar por uma intervenção da legenda, Valdinar disse que com a prerrogativa de primeiro suplente, pode optar por uma ação judicial que garanta o seu retorno à Assembleia. “Caso a executiva estadual decida não questionar o mandato do parlamentar, aí eu posso tomar uma decisão em relação a isso e entrar na Justiça. Sou o primeiro suplente, posso sim tomar essa decisão”, enfatizou.

 Anuência – O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, por sua vez, afirmou a O Estado não ter interesse em pedir à Justiça Eleitoral o mandato de Bira do Pindaré. Ele confirmou ainda não ter tido a oportunidade de conversar com Valdinar Barros sobre o caso, mas admitiu que a direção do partido não se mobilizará em favor do suplente.

Monteiro diz que não vai pedir mandato de Bira
Monteiro diz que não vai pedir mandato de Bira

“A direção do PT deu carta de anuência a Bira do Pindaré, portanto, não há motivo algum para pedirmos o seu mandato. Não temos interesse nisso. Caberia tão somente ao suplente, questionar a permanência de Bira na Assembleia. Não vamos pedir o mandato do deputado”, assegurou o presidente do PT.

Bira do Pindaré anunciou a sua saída do PT durante o grande expediente da sessão ordinária de terça-feira na Assembleia. Ele afirmou que havia sido obrigado a deixar a sigla por discordar dos rumos do partido.

Na quarta-feira o parlamentar embarcou para Pernambuco, ao lado de lideranças políticas do PSB, e se filiou ao novo partido durante encontro com o presidente nacional da legenda e governador daquele estado, Eduardo Campos.

Na oportunidade e assegurou o interesse em disputar a eleição 2014 e retornar para a Assembleia na próxima legislatura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *