E os Direitos Humanos?

byspoUm policial morto, outro ferido, 10 ameaçados de morte e uma população em pânico no Maranhão. Tudo sem que se tenha percebido qualquer manifestação dos Direitos Humanos em favor dos servidores que atuam no Sistema de Segurança.

Diversas organizações que atuam na defesa dos Direitos Humanos, sobretudo a comissão da OAB, teria de se manifestar agora e cobrar do secretário Aluisio Mendes e da governadora Roseana Sarney, garantias de investimento, melhores condições de trabalho e aparelhamento da polícia, hoje afrontada pelo crime organizado.

Já são inúmeras as manifestações nas redes sociais contra um segmento estgmatizado por se ausentar em situações como esta – de revolta e clamor popular, e por outro lado, sempre se manifestar quando ocorre o contrário, excesso da polícia contra criminosos, ou em casos de rebeliões e mortes em presídios.

A Discussão não deve se concentrar no fato de haver ou não “defesa”, por parte dos órgãos de direitos humanos, a bandidos. Até porque independentemente das falhas, todos são seres humanos e carecem das mesmas garantias à educação, saúde, moradia digna e direito a defesa, estando do lado A, B ou C da sociedade. O que se contesta é tão somente o silêncio destes, justamente agora, quando as vítimas são aqueles trabalhadores que atuam para garantir a segurança da população do estado.

Há ou não uma incoerência nisso tudo…?

2 comments

  1. Boa noite, Mário! Sobre a “queda” do Comando da PM/MA
    Penso que a Governadora errou nessa medida. Não é hora de sair ninguém, é hora de somarmos. A Policia Militar vinha fazendo bem o seu papel, porém, existem vários gargalos no sistema de segurança pública. È hora da FORÇA-TAREFA de toda a sociedade maranhense contra essa meia dúzia de bandidos:
    http://www.youtube.com/watch?v=YzlCCa6mcyk&feature=c4-overview&list=UUMG8xS96XHLUe6d4OxI1Oeg

  2. Achei muito correta sua análise, Ronaldo. Você nem menosprezou nem superestimou a questão dos Direitos Humanos. O problema não são os DHs, pois eles são para todos, inclusive para quem erra, o problema é que essas entidades não tomam certos posicionamentos como realmente deveria ter sido tomado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *