Guardas municipais ainda aquartelados

Guardas municipais passam o dia aquartelados na sede do órgão
Guardas municipais passam o dia aquartelados na sede do órgão, no bairro Alemanha

Aquartelados há quase uma semana, os guardas municipais de São Luís ainda não retomaram suas atividades. Desde sexta-feira, dia 15, os agentes estão cumprindo horário de serviço na sede da Guarda Municipal, situada na Avenida dos Franceses, Alemanha. Com a ausência do efetivo de segurança municipal em vários pontos da capital, como o Parque do Bom Menino e terminais de integração, a segurança está sendo feita por empresas privadas contratadas pela Prefeitura. Segundo o Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão (Singmema), está marcada para hoje uma reunião com o Município, para discutir a regularização dos documentos necessários para a volta dos agentes e a retomada das atividades.

No Terminal de Integração da Praia Grande, dois seguranças de empresas contratadas estão atuando na segurança. Já no Parque do Bom Menino, quatro seguranças se revezam, em dois turnos, para fazer a cobertura de toda a extensão da área.

O aquartelamento da Guarda Municipal também fez com que algumas operações da Prefeitura de São Luís fossem canceladas. Uma delas foi a Operação Fonte do Bispo, que deveria ter sido executada na segunda-feira, na qual a Blitz Urbana retiraria as barracas instaladas no Terminal do Anel Viário. De acordo com o órgão, sem o apoio dos guardas municipais, ficaria inviável a retirada dos vendedores do local.

Os guardas municipais da capital maranhense resolveram se aquartelar, na sede da corporação, após terem de entregar, no dia 13 deste mês, os coletes à prova de balas e armas de fogo, por estarem com as licenças vencidas desde o dia 22 de junho. A categoria reivindica melhores condições de trabalho. Os agentes também denunciam a falta de combustível para as viaturas. Muitos veículos estão parados no pátio da corporação por não terem condições de uso.

Com informações de O Estado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *