Silveira enrolado na Semosp

As relações familiares e até mesmo de negócios têmdenuncia sido determinantes para o rumo de contratos na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), principalmente naqueles firmados por meio de dispensas de licitação.

É o que se depreende da análise das conexões entre as famílias e o titular da pasta, José Silveira, e de Andreia Fernandes Costa, sócia-administradora da Eco Vias Construções e Locações Ltda. – empreiteira que já ganhou, só entre março e agosto deste ano, através de dispensas, contratos da ordem de R$ 2 milhões com a Prefeitura de São Luís para prestação de serviços de pavimentação de vias urbanas, ainda quando se chamava A. Fernandes Costa e Cia.

A empresária e o secretário têm raízes genealógicas na cidade de Gonçalves Dias, no interior do estado – onde muitos garantem ser ela parente dele – e estão intimamente ligados por meio de um negócio aparentemente familiar, a empresa Somec – Sociedade Maranhense de Construções Ltda., especializada em construção de rodovias e ferrovias, construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica e perfuração e construção de poços.

A empresa “nasceu” em 1997. Dela eram sócias Iracema Silveira, esposa do atual titular da pasta, que detinha 51% da participação, e Marcela Silva. No dia 15 de maio de 1999, iniciou-se a correlação negocial entre as famílias de Silveira e Andreia Costa. Nessa data, saiu do quadro societário da empreiteira Marcela Silva e entrou André Alexandre Costa Neto, irmão da proprietária da Eco Vias.

O novo sócio passou, então, quase dez anos tocando a Somec junto com a esposa desilveira Silveira, deixando o negócio apenas no dia 22 de janeiro de 2008 e sendo substituído por Marcelo Lucena Silveira, um dos filhos do titular da Semosp.

Em 2010, no mês de março, há uma mudança não apenas do quadro de sócios, como também da divisão da sociedade. Até aquela ocasião, havia sempre um proprietário com 51% de participação, e outro com 49%. Com a entrada do próprio José Silveira – substituindo a esposa – essa relação muda. Ele assume a empresa com 90% de participação e coloca um segundo filho, Eduardo Lucena Silveira, com 10%, no lugar de Marcelo – que só voltaria para a empreiteira no dia 1° de fevereiro de 2013, agora no lugar do pai, que havia sido nomeado para o cargo que hoje ocupa na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

 Parentesco – Além das conexões das duas famílias por meio dos negócios, há ainda uma curiosidade intrigante envolvendo José Silveira e Andreia Costa. Embora a empresária já tenha negado, em contato por telefone com O Estado, depoimentos de fontes em Gonçalves Dias, uma estranha coincidência de nomes leva a crer que ela seja, na verdade, sobrinha do auxiliar de Edivaldo Júnior.

Dados coletados em órgãos de controle estadual e federal apontam que José Silveira é filho de Enedina Silveira de Souza. Andreia Fernandes Costa, por sua vez, é filha de Mariluce Fernandes Costa, cuja mãe se chama Enedina Silveira Lima.

Se Enedina Silveira de Souza e Enedina Silveira Lima forem a mesma pessoa, Mariluce Costa, a mãe de Andreia, então é Irmã de José Silveira, que, assim, seria tio da empresária cuja empreiteira já ganhou mais de R$ 2 milhões em contratos com a Prefeitura de São Luís.

 De O Estado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *