Câmara de desgastes, escândalos e decepções

câmara queimada
Trinta e um vereadores eleitos em 2012 para o atual exercício legislativo

A eleição de 2012 na Câmara Municipal de São Luís promoveu uma renovação de quase 50% do parlamento em relação ao exercício legislativo anterior. Isso porque como o plenário aumentou de 21 para 31 parlamentares e cinco vereadores não conseguiram a reeleição, 15 novos vereadores foram eleitos pela população. A expectativa então era a das melhores, se a própria Câmara não provasse o contrário  ao povo.

Algumas gratas surpresas como o vereador Fábio Câmara (PMDB), sempre muito combativo na oposição, mas que vez ou outra se excede; Pedro Lucas Fernandes (PTB), autor da CPI do Bom Peixe e Honorato Fernandes (PT), que exerce com habilidade a função de líder do Governo na Casa, deixaram a todos esperançosos.  Outras como Beto Castro (PRTB) – flagrado em crime de falsidade ideológica com vários CPFs, RGs e títulos de eleitor -, Marquinhos (PRB), que faz jogo duplo entre Flávio Dino (PCdoB) e Luis Fernando (PMDB) com o objetivo de ganhar dividendos políticos e Bárbara Soeiro (PMN), que ainda tem de explicar à Justiça Eleitoral como conseguia dar expediente diário como funcionária da Câmara e da Prefeitura de São Luís antes da eleição, nem tanto.

Mergulhada em escândalos e denúncias de corrupção, a Câmara Municipal comandada por Isaías Pereirnha (PSL), Astro de Ogum (PMN) e que testemunha da mudança drástica de postura da vereadora Rose Sales (PCdoB), apenas decepciona o eleitorado. E são inúmeros os fatores que contribuem para isso.

É a tradução livre da falta de credibilidade, respaldo e ética. Um espaço tomado por quem foi eleito para representar o povo, mas não conseguiu se desvencilhar do ciclo vicioso provocado pela ignorância, egoísmo e falta de discernimento [para ser não ser tão agressivo assim com as palavras]. A crise que se aproxima e o escândalo nacional que se desenha com as investigações da polícia, de que há um gigantesco e milionário esquema de agiotagem na Casa, é ainda imprevisível.

Ao que tudo indica, 14 vereadores estão envolvidos no Caso Bradesco. Mais grave, há novatos no esquema fraudulento e criminoso.

Sem dúvida, algo que será lembrado por muito na política. A movimentação do “abafa” já está a todo vapor, mas não consegue evitar o evidente desgaste do parlamento.

E o pior de tudo é que a coisa está apenas começando. Só isso…

4 comments

  1. Esse vereadores de São Luís, só se preocupam em ficar ricos e mais nada, esse Sujeito, tal PERERINHA, [moderado], enriqueceu num pequeno espaço de tempo na política, esse Ministério Público do MA, não fazem nada, tudo farinha do mesmo saco, essa câmara de São Luís, é pior que a do MENSALÃO, como pode um homem desse viver tranquilo e esboçando dinheiro público e ninguém faz nada, por isso, somos o pior estado do Brasil, um estado sem Governo, sem Segurança, sem Comando, sem saúde, sem lei, sem Justiça.

  2. MEU CARO RONALDO,É MUITO TRISTE ESSA SITUAÇÃO.O POVO LUDOVISENCE SENDO MALTRATADO DESSE JEITO,POR ESSA COJA DE [moderado] DO DINHEIRO PÚBLICO.ESPERO QUE A POLICIA FEDERAL E O MINISTERIO PÚBLICO.MANDE ESSES [moderado] PRA CADEIA.

  3. Um brinde a torpeza, vamos festejar a descaramento, desonestidade, desvergonha e imoralidade. A politica é podre e milionária, não adianta se indignar. Já dizia o velho Rui Barbosa; De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
    Vou parar por aqui, pois, tenho medo do censurador…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *