A governadora Roseana Sarney (PMDB) mais uma vez agiu com firmeza e rapidez e anunciou, ontem, a criação de mais um órgão que auxiliará o Sistema de Segurança do Estado a prevenir e combater a violência nos presídios: trata-se da Direção de Segurança dos Presídios do Maranhão.
Segundo comunicado governamental, cada direção ficará sob o comando de um oficial da Polícia Militar e passará a compor o organograma funcional de todos os presídios do Estado.
A criação desse corpo de segurança penitenciária, e de uma Comissão de Investigação para acompanhar a atuação dos trabalhos nos presídios, veio após os recentes episódios de violência em Pedrinhas, onde chefões do tráfico travam uma guerra fratricida por espaço na capital maranhense.
No fim da semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que é também presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), solicitou da governadora informações atualizadas sobre a situação do sistema carcerário do Estado.
Ela teria três dias para prestar os esclarecimentos, mas o prazo foi estendido por mais duas semanas. Antes disso, no entanto, já anunciou a primeira medida de impacto para minorar a crise. Mostrando, mais uma vez, que está antenada com os problemas e que sabe o que tem de fazer em situações complicadas.
Da coluna Estado Maior, de O Estado
Eita Roseana relaxada, quer dizer só agora está antenada. Roseana deveria pedir pra sair, seria a forma mais honrosa pra ela cair fora, a sua incompetência chegou no limite da tolerância, Intervenção Federal já…