PF e MP investigam escândalo de agiotagem na Câmara de SL

Pelo menos 10 vereadores na mira da Polícia Federal
Pelo menos 10 vereadores na mira da PF

Gilberto LédaPF – Está em curso uma ampla investigação levada a cabo pela Polícia Federal e pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) para apurar as suspeitas de envolvimento de pelo menos dez vereadores da capital em um grandioso esquema de agiotagem que envolve a Câmara Municipal e uma gerente do Bradesco.

Fontes do blog no MP garantem: há fortes de indícios de que parlamentares usaram recursos públicos na fraude – pelo menos R$ 26 milhões.

O dinheiro era desviado, contam nossos interlocutores,  por meio de empréstimos consignados. A Câmara Municipal autorizava créditos milionários em nome de vários funcionários da Casa de uma vez só, mas não descontava deles nos contra-cheques.

O apurado era emprestado a terceiros, mediante o pagamento de juros de até 7%. Com o que era arrecadado, pagavam-se as parcelas dos empréstimos e o lucro era dividido entre os participantes da jogada.

O problema é que alguns devedores começaram a atrasar os pagamentos e a Câmara, por consequência, atrasou a quitação dos débitos com o Bradesco. E a boma estourou.

A gerente, que teria em mão vários cheques do Legislativo Municipal, está fora do país, contam as mesmas fontes. Não se sabe se fugindo da repercussão que o caso ainda deve ter, ou de férias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *