Os usuários de telefonia móvel do Maranhão terão de colocar um dígito a mais para fazer ligações para celular, a partir do dia 2 de novembro deste ano. O anúncio foi feito ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As mudanças também devem ocorrer nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Desta forma, o dígito 9 deverá ser incluído antes dos números com DDD 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99. O aviso foi publicado ontem no Diário Oficial da União, segundo informa O Estado.
Segundo a Anatel, após a data de mudanças, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas por tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. As pessoas receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após o período de transição, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas.
A medida será necessária independentemente de a ligação ser feita a partir de um telefone fixo ou móvel, de qualquer lugar do Brasil.
Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, a medida vai demandar adequações em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contato.
No fim de outubro do ano passado, os números de telefone celular do Rio de Janeiro e do Espírito Santo sofreram a mesmo alteração. O dígito 9 foi acrescentado antes dos números que têm DDD 21, 22 e 24, 27 e 28. O DDD 11, da cidade de São Paulo, passou pela mudança em julho de 2012 e, em agosto do ano passado, foi a vez dos demais DDDs do estado (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19). No caso de SP, o objetivo da alteração foi ampliar o número de combinações. A expansão para o restante do país tem como objetivo padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões.
A Anatel informou que o nono dígito será acrescentado aos DDDs de todo o país até o fim de 2016.