Crise? Já passou…

Roseana agiu rápido. Problemas existem, mas crise, já passou...
Roseana agiu rápido. Problemas existem, mas crise, já passou…

Jorge Aragão – Elogiada ontem pelo secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano, e com o trabalho já reconhecido até pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a governadora Roseana Sarney (PMDB) é quem está diretamente à frente da resolução dos problemas no sistema carcerário do estado.

Foi justamente a movimentação providencial, enérgica, rápida e transparente da governadora, que garantiu a realização do mutirão carcerário, com a análise de 1.566 processos de presos provisórios do Maranhão.

A operação reunirá membros do Ministério da Justiça, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Desde que foi iniciada a crise no setor, Roseana não hesitou um só instante em resolver o problema. Chamou todos os órgãos e Poderes, mostrou projetos daquilo que poderia ser feito e colocou em prática ações emergenciais.

No Orçamento do Estado do exercício financeiro 2014, mas que havia sido trabalho no ano passado, há a destinação de R$ 131 milhões para o setor. Além disso há a garantia de construção de sete novos presídios, nomeação de mais de 2 mil novos policiais militares, civis e agentes penitenciários e ampla reforma de um dos presídios que integram o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Aparelhamento da polícia e o completo funcionamento de todos os Centros de Triagem de Presos [pequenos presídios] instalados no interior do estado – o que serviu e muito para desafogar os presídios de São Luís. A ocupação de Pedrinhas por policiais militares foi outro acerto em cheio da governadora. A conclusão do inquérito policial dos ataques que resultaram na morte da pequena Ana Clara, com a prisão e apreensão [um por um] de todos os envolvidos, e a transferência dos líderes de facções para presídios federais, também foram providenciais para a segurança da população.

Todas, ações preventivas ou emergenciais tomadas por Roseana, que demonstram preocupação, responsabilidade, mas acima de tudo, capacidade do Executivo em resolver o problema no sistema carcerário do Maranhão. Uma reviravolta que já nem se permite mais ser chamada de crise. O que há no momento é solução e resposta eficaz contra o crime, seja ele organizado ou não. E isso todos temos de reconhecer.

7 comments

  1. Pronto! agora pode ser instituído “o dia do [moderado]”. Só mesmo da pena amilhada de um serviçal, pode sair tanta asneira ou sandice. Este é o prêmio de quem de dispões a perder tempo lendo estas tolices de quem vive com as venta pregado no [moderado] da oligarquia…

  2. DECISÃO ACERTADA, parabéns …….
    Meus amigos, essas ações em regime emergencial determinadas pela GOVERNADORA ROSEANA, já eram esperadas, ela mesmo muito antes de acontecerem esses crimes que chocou a capital, ela já tinha sinalizado algo parecido com essas operações, eis a razão do seu pulso firme e forte na ocasião da vinda do Ministro da Justiça. Meus amigos, em analise conferido pela opinião pública que começa ver o diferencial, foi uma decisão acertada a instalação do COMITÊ GESTOR DE AÇÕES COMPARTILHADA o qual contempla o ALEM DO EXECUTIVO, contempla o MINISTTERIO DA JUSTIÇA, O JUDICIÁRIO, MINISTERIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA e com acompanhamento do LEGISLATIVO e de outras frentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *