De quem é a culpa pela superlotação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas?

Presos ficam amontoados em celas pequenas em presídios de Pedrinhas
Presos ficam amontoados em celas pequenas em presídios de Pedrinhas

Um dos pontos interessantes da entrevista de O Estado com a governadora Roseana Sarney (PMDB) foi relacionado ao tema Segurança Pública e a superlotação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Roseana admitiu a deficiência no setor, afirmou que há dificuldades para combater a corrupção que impera nos presídios, mas levantou dados que merecem ser analisados com frieza.

De acordo com a governadora, estão presos no Complexo Penitenciário hoje cerca de 2.700 pessoas. Mais da metade, porém, aguarda julgamento da Justiça Estadual.

Do total [2.700] apenas 718 presos foram condenados. Outros 1.973 ou 274% a mais do que a capacidade do presídio, estão à espera de uma resposta do Poder Judiciário. “Nós gastamos R$ 3.500 com cada preso e o Maranhão não é rico para gastar tudo isso”, afirmou a governadora.

Que o Estado ainda não conseguiu até o momento resolver o problema das constantes fugas, entrada de armas, celulares e drogas em Pedrinhas, é fato. Agora, que o Poder Judiciário com toda a sua morosidade contribuiu bastante para a superlotação dos presídios, não há como negar.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *