Expectativa forte

Roseana pode deixar o governo em março
Roseana pode deixar o governo em março

A semana começa com a classe política se movimentando intensamente na expectativa da decisão que a governadora Roseana Sarney (PMDB) tomará em relação ao seu futuro. Todos – e em especial ao que pretendem disputar mandato majoritário – querem saber se ela deixará o governo para se candidatar a uma cadeira no Senado ou não.

Ele até agora não disse sim nem não quando perguntada sobre o assunto, alimentando de um lado os que acreditam piamente que ela será candidata a senadora e, por outro, empolgando os que apostam que ela permanecerá à frente do governo até o final do seu mandato, que termina no dia 31 de janeiro.

No caso específico dos pré-candidatos a senador, como é o caso do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha – que trava dentro do seu partido uma queda de braço com o ex-governador JR Tavares pela vaga do partido -, e do ex-vereador Haroldo Sabóia (PSOL), a eventual desincompatibilização da governadora terá o efeito de ducha de água fria.

Afinal, todos reconhecem que Roseana Sarney entrará na disputa na condição de favorita, pois todas as pesquisas feitas até agora sobre a corrida ao Senado a apontam como líder incontestável nas pesquisas. Se, por outro lado, ela decidir ficar no cargo até o final do mandato, os outros pré-candidatos festejarão, mesmo sabendo que ela lançará e apoiará um candidato forte à vaga de senador, como o ministro Gastão Vieira (PMDB).

Qualquer análise política isenta concluirá que, seja qual for a decisão de Roseana, esta terá impacto forte, e provavelmente decisivo, no cenário da disputa para governador. Como candidata ao Senado fortalecerá a chama majoritária da coligação. Permanecendo no governo, será a grande referência política da campanha do seu grupo. A dificuldade imposta pelos dois possíveis cenários é muito difícil mensurar o peso de uma ou de outra decisão. É por isso que a possibilidade de a governadora antecipar sua decisão é aguardada com tanta expectativa, por aliados e adversários.

Da coluna Estado Maior, de O Estado

One comment

  1. Todas pessoas com o mínimo de inteligencia, sabe que, se Roseana tivesse o equilíbrio da sensatez, pedia pra sair e ia pra casa, descançar, pensar no seus despreparos e incompetência. Já fez muito mau para o povo desta terra, sair candidata para senadora, é duvidosa e demonstra que, quem nunca trabalhou na vida já se acostumou em viver as, custa dos outros, ou seja o povo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *