Oposição na Prefeitura de São Luís: 30 anos sem nada

No comando de São Luís desde 1985, a oposição completa neste 2014 o trigésimo ano de controle da Prefeitura de São Luís. Em apenas três anos coincidiram os mandatos dos prefeitos com o de governadores aliados: no período José Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT) com o do prefeito Tadeu Palácio.

Todos os demais fizeram e fazem oposição ao Governo do Estado. Mas o resultado prático deste controle oposicionista é quase nulo em termos de obras estruturantes na capital maranhense. Nenhum dos oito prefeitos fez qualquer obra que pudesse ser considerada como importante para o desenvolvimento futuro da cidade.

As obras de mobilidade urbana, melhoramento de trânsito, abertura de avenidas, construção de hospitais e saneamento básico foram feitas pelos prefeitos anteriores a estes oposicionistas ou pelos governadores José Sarney, João Castelo, Epitácio Cafeteira, Edison Lobão, João Alberto e Roseana Sarney.

A exceção é feita a João Castelo (PSDB), que governou São Luís entre 2009 e 2012 e recuperou avenidas abandonadas e construiu novos trechos. Os demais prefeitos se preocuparam em aperfeiçoar apenas serviços básicos, deixando as grandes e importantes obras apenas para os governadores que eles próprios diziam combater.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

4 comments

  1. Acho engraçado como essas “series” que surgem do nada tentam a todo custo mudar o foco de algo que está estampado na cara de todo o Maranhão e de quem vem de fora: O MARANHÃO É O ESTADO MAIS ATRASADO DO BRASIL! E aí vem uma serie TENTAR dizer que o POUCO que se tem foi o governo que deu. Se temos atraso em todos os âmbitos do estado é por causa dos Sarneys. Ninguém cai mais nesse tipo de matéria que não tem como pretensão elucidar a população e sim querer reverter uma situação que todos já conhecem.

  2. Será que ainda tem gente que acredita que todo o atraso do Maranhão não se resume em administração municipal? Gente, tá tudo aí pra quem quiser ver o quanto o Estado sofre os mais sérios problemas nos mais diversos contextos (saúde, educação, infraestrutura…). A Avenida Quarto Centenário está abandonada há tanto tempo que, ao invés de ajudar no trânsito, tem mais atrapalhado do que nunca! E os grandes investimentos, como a Refinaria Premium, onde fica? Quem quiser ver com os seus próprios olhos, é só da uma passada na estrada que leva para a região de Barreirinhas e verão como anda esse “grande empreendimento”.

  3. O que me deixar intrigado, é que agora o Castelo fez alguma coisa, asfaltou ruas, avenidas e muitas outras coisas quando prefeito, mas quando no cargo de prefeito de São Luís, apanha todo santos dias dos jornais, televisão e blog alinhados a família Sarney e hoje ele é o único prefeito que trabalhou por são Luis segundo esses meios de comunicação acima.

    1. Castelo fez uma péssima administração, tanto que não conseguiu se reeleger. Agora não se pode negar que houve algum trabalho significativo, como a total recuperação da Santos Dumont, que dá acesso direto à Cidade Operária sem a necessidade de se trafegar pela Avenida Guajajaras. A melhora no trânsito daquela região é reconhecida por todos que ali residem…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *