Todos os secretários deixarão suas pastas no caso de renúncia de Roseana

Roseana decidirá seu futuro político
Roseana decidirá seu futuro político

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha (PMDB), que até o ano passado atuou na Articulação Política do Governo do Estado, assegurou que numa eventual renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB) para a disputa do Senado Federal, todos os secretários de Estado deverão também deixar as suas respectivas pastas. A medida, segundo ele, está garantida após acordo entre os secretários e a chefe do Executivo. Com isso, caberia ao governador eleito de forma indireta na Assembleia Legislativa a prerrogativa de montar a sua própria equipe de trabalho. Alguns nomes, neste caso, seriam mantidos e outros substituídos.

Na semana passada, a governadora Roseana Sarney afirmou a aliados que somente deixará o Governo caso haja o consenso da base governista na Assembleia em torno da candidatura do secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), na eleição indireta. Não havendo consenso, ela se manterá no Executivo até o dia 31 de dezembro deste ano, data em que se encerra o seu mandato.

E é justamente pelo fato de haver a possibilidade de renúncia, que os secretários – que já colocaram seus cargos à disposição -, chegaram ao acordo de sair junto da governadora.

“Já está tudo acertado. Se a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, renunciar ao seu mandato para disputar a eleição de outubro, todos os secretários deixarão, de forma conjunta, o Governo. Não havendo renúncia, os secretários pré-candidatos se manterão nos postos até abril”, disse.

Ele afirmou que a saída de todos os auxiliares de Roseana de primeiro escalão, além de se concretizar como um gesto de unidade, tem por objetivo deixar o governador eleito de forma indireta, à vontade para escolher os seus próprios secretários.

“Com a nossa saída, o governador eleito de forma indireta na Assembleia terá a liberdade de montar a sua própria equipe de trabalho. Mas essa é uma questão que somente será definida com a saída da governadora”, completou.

Decisão – Roseana Sarney já decidiu que somente deixará o Governo caso haja total apoio da base governista na Assembleia a Luis Fernando, pré-candidato ao Governo na eleição de outubro. O presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), também figura como um dos cotados para a disputa do pleito.

Na avaliação da governadora, o melhor caminho do grupo político seria a eleição de Luis Fernando. Para que isso ocorra, sem que haja qualquer tipo de problema, a base teria de aprovar a Resolução Legislativa (que regulamenta a eleição), com a especificação de que apenas o partido pode indicar o seu candidato para a disputa. Alguns deputados, que ainda resistem ao projeto, querem inserir a inscrição de que os blocos parlamentares também têm essa prerrogativa. Se isso ocorresse, por exemplo, o PMDB poderia indicar Luis Fernando e os blocos poderiam indicar algum outro membro do mesmo partido, dividindo assim a base. E é exatamente isso que quer evitar a liderança do grupo governista.

“Se não houver consenso, Roseana tocará o seu governo normalmente, há muito trabalho em andamento. O plano rodoviário está prestes a ser concluído, os hospitais também. Não haverá problema algum em ela dar continuidade ao que começou”, disse.

 De O Estado

One comment

  1. DECISÃO BEM PENSADA

    Meus amigos, quem tem e mantém unidade é só pra quem sabe liderar.
    Liderar não é pra todos, liderar é respeitar a forma de pensar de quem é aliado.
    Meus amigos,
    É importante entendermos que o MARANHÃO tem um projeto a ser concluído, e neste encontra – se contemplado vários investimentos de acordo com os programas em andamento pelas respectivas pastas do GOVERNO ROSEANA SARNEY.
    Meus amigos, quando repetir por inúmeras vezes que quando a GOVERNADORA disse que ela iria recolocar o MARANHÃO nos trilhos certos, é porque ela não disse essa frase por apenas querer dizer, e sim, pelo fato de como se encontrava o ESTADO na época em que ela retornou ao seu comando. MEUS AMIGOS, O MARANHÃO SE ENCONTRAVA ENDIVIDADO SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE ANDAR COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS.
    Outra, na reeleição quando ela pronunciou que esse seria um dos melhores governo de sua vida, é porque ela já estava conseguindo recolocar o MARANHÃO NOS TRILHOS CERTOS. As dívidas já estavam sendo quitadas e as aberturas de linhas crédito aparecendo por vias de vários investidores financeiro querendo formalizar essas frentes por simples fatos, POR VEREM O MARANHÃO CRESCENDO EM RÍTMO ACELERADO. E com a reeleição conquistada, o ESTADO já se encontrava com suas dívidas todas pagas e sua economia dando aula a outros estados da federação.

    Meus amigos, concordo com a GOVERNADORA quando ela cita que só renuncia ao cargo, se houver consenso da base aliada em torno do nome do SECRETÁRIO DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA LUIS FERNANDO SILVA, para ser eleito o GOVERNADOR POR ELEIÇÃO INDIRETA. É aí que entra a legitimidade do saber liderar. Meus amigos, todo o grupo político liderado pela governadora defendeu com segurança o nome de LUIS FERNANDO SILVA para o CANDIDATO AO GOVERNO NA ELEIÇÃO DE OUTUBRO, e quando o grupo decidiu assim é porque o LUIS FERNANDO está preparado para continuar tocando o MARANHÃO EM FRENTE, e por isso a governadora defende que quem for de fato aliado na base de sustentação do governo que se posicione logo agora no sentido de legitimar o LUIS FERNANDO SILVA GOVERNADOR PELA ELEIÇÃO INDIRETA, até porque o PLANO ESTRATÉGICO DO SEU GOVERNO ainda não foi concluído e ele tem prazo para ser concluído que será até o dia 31 de dezembro. E no caso de LUIS FERNANDO ele deixou a PREFEITURA DE SJR para ajudar a GOVERNADORA nas elaborações dos programas contemplados no PLANO DE GOVERNO, e LUIS FERNADO auxiliou muito bem a governadora na CASA CIVIL e que só depois massificou a MUNICIPALIZAÇÃO DO GOVERNO EM TODO O ESTADO, como SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA.
    O companheiro HILDO ROCHA como secretário de Articulação Política e que atualmente só na SECID um dos braços direito do grupo e do governo, assim como todos que conversam permanentemente com a governadora, sabem que jamais será desconfiança dela e do grupo com o ARNALDO MELO, e sim, é porque se trata de um projeto a ser concluído. E pra isto, não tem nada melhor com quem já vinha e que vem a tempo o executando.
    Agora, a OPOSIÇÃO é quem continua mexendo com os neurônios do Dep. Arnaldo Melo pelo fato apenas de provocar um racha na base aliada. Claro, a oposição tenta jogar até porque isso faz parte do jogo político para fortalecer palanque, mas o Dep. Arnaldo Melo é maduro bastante para compreender a importância desse momento para o GRUPO POLITICO QUE ELE PERTENCE e para o MARANHÃO.
    No mais, GRUPO MADURO, RESPONSÁVEL, COMPROMISSADO COM O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO, faz assim como relata o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano HILDO ROCHA, se a governadora sair, sairão todos como prova e um gesto real de unidade do grupo, e alem disso, para deixar o novo governador a vontade para montar a sua equipe.
    MEUS AMIGOS, vocês sabem o que isso significa? Pra mim, significa UNIDADE E FORTALECIMENTO POLÍTICO CONSOLIDADO PARA VENCER EM TODAS AS INSTÂNCIAS, OS OBSTÁCULOS E DESAFIOS.
    Façam suas reflexões…… Eu já fiz a minha antecipada…..Tanto que deferêncio Parabéns MARANHÃO……

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *