Dois climas

Lobão Filho foi recebido por mais de 100 prefeitos, vice-prefeitos, além de deputados estaduais, federais e lideranças políticas
Lobão Filho foi recebido por mais de 100 prefeitos, vice-prefeitos, além de deputados estaduais, federais e lideranças políticas, no auditório da Assembleia Legislativa

São Luís foi palco, ontem, de dois eventos políticos que podem ser decisivos na corrida ao Palácio dos Leões. Um foi a chegada politicamente animada do senador Lobão Filho, que confirmou sua pré-candidatura ao Governo do Estado pelo PMDB.

O outro foi o ato em que o ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato assumido há dois anos, apresentou o seu programa de governo. Jornalistas registraram dois candidatos radicalmente diferentes. Lobão Filho exibiu juventude, discurso forte, afirmações categóricas e uma visível vontade de liderar a coligação articulada pela governadora Roseana Sarney, que tem o apoio das lideranças mais expressivas do Maranhão.

Flávio Dino, mesmo apresentando o que disse ser o seu plano de governo, não

Sem empolgação, Dino recebeu meia dúzia de aliados e assessores em um evento enfadonho com resultados do já saturado Diálogos
Sem empolgação, Dino recebeu meia dúzia de aliados e assessores em um evento enfadonho com resultados do já saturado Diálogos

externou entusiasmo nem transmitiu aos presentes força de vontade e determinação – parecia preocupado em mostrar uma serenidade pouco convincente.

Lobão Filho foi recebido em um auditório da Assembleia Legislativa pela governadora, um senador, um ministro, deputados federais, 26 deputados estaduais, dezenas de prefeitos e de vereadores de diversos partidos e um batalhão de jovens pemedebistas. Estava acompanhado do pai, o ministro Edison Lobão, da mão, a deputada federal Nice Lobão, da mulher Paula Lobão e dos filhos. E ao falar, sinalizou que a base do seu programa será o empreendedorismo e desenvolvimento com justiça social.

Flávio Dino estava só e reuniu um grupo de aliados, com o vice-prefeito de São Luís, que é pré-candidato ao Senado, e o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, alguns vereadores e uma penca de assessores. Com um discurso batido e recheado de chavões, apresentou um documento com mais de 50 pontos, com os quais pretende governar. Falou como um samba de uma nota só, sem emoção e, por isso mesmo, sem despertar entusiasmo na plateia. Falou como quem já comprou o paletó da posse.

Do que se viu ontem dá para imaginar o que vem por aí.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

8 comments

  1. Caro blogueiro, nunca tinha lido sua coluna. Vossa Senhoria tem noção do que escreve??? Vossa senhoria afirmou que Dino (mais de 60% nas pesquisas) não passou entusiasmo e Edinho 30 (computaram 12% mas acredito já estar no patamar de 30%) convenceu a todos. Pergunto novamente, tens noção do que escreves???
    Att
    Saade

    1. Absoluta. Difícil é se fazer acreditar em uma pesquisa – realizada entre os dias 19 e 22 -, quando Lobão Filho sequer havia oficializado pré-candidatura e tê-la como parâmetro para se medir o cenário eleitoral…

          1. Faz uma errada comparação, eu sou o Macabeu, não me atrelo a ninguém, fique sabendo disso, inocente!

  2. Caro blogueiro, já é a segunda vez que leio o seu blog. Estamos evoluindo. Primeiramente obrigado por responder ao meu comentário. Em política, não se age com o coração e sim com a razão, caso contrário, rooooça…
    O sentimento de mudança é mais que visível. Quer queiramos quer não. Edinho 30 é capaz de nem se concretizar como candidato. Acho João Alberto mais viável. Ainda arrisco dizer que Dino é capaz de levar no primeiro turno mas, nada de já ganhou. Sabemos na História do nosso Maranhão que teve gente que dormiu eleito e acordou de fora. Quanto ao Instituto Data M, o ex prefeito João Castelo também negativou o resultado quando da pesquisa para prefeitura de São Luís e deu no que deu. Acertaram até nas casas decimais e dentro da variação + ou – 3 pontos percentuais. Se prepare. O pior cego é o que não quer ver.
    Atenciosamente.
    Saade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *