Escolha de grupo

Roseana Sarney, líder do grupo político
Roseana Sarney, líder do grupo político

A governadora Roseana Sarney (PMDB) quer que o debate sobre o candidato a senador pelo seu grupo envolva não só o seu partido, mas todos que compõem a coligação. Mesmo levando em conta o fato de que quadros peemedebistas saíram na frente para viabilizar suas candidaturas, a governadora defende a posição segundo a qual a escolha desse candidato deve ser fruto de um amplo trabalho de articulação dentro do grupo partidário.

Roseana, que abriu mão de se candidatar ao Senado tendo uma eleição praticamente certa, segundo todas as avaliações, acha também que o pré-candidato a governador, senador Lobão Filho (PMDB), deve participar efetivamente dessa articulação, por ser ele o cabeça da chapa da coligação.

Na avaliação de dois políticos largamente experientes ouvidos ontem pela coluna, a posição da governadora Roseana Sarney é politicamente saudável. A começar pelo fato de que elimina eventuais focos de insatisfação dentro do grupo. O debate e a escolha colegiada do candidato a senador podem mobilizar mais ainda o grupo partidário em torno da chapa majoritária, que já ganha força com a pré-candidatura de Lobão Filho.

A discussão que levara à escolha do candidato do grupo ao Senado deverá começar por uma reunião com os presidentes de todas as legendas que o integram. Essa reunião deverá acontecer antes da Semana Santa, de modo a que o nome seja escolhido ainda em abril e comece a se movimentar efetivamente a partir de então, junto com o pré-candidato a governador.

Vale lembrar que até aqui estão no páreo o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), ex-ministro do Turismo, e o deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa. E o PTB quer indicar um nome, que pode ser o do deputado federal Pedro Fernandes, ex-secretário de Educação.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *