Comemoração de véspera…

Lobão Filho oficializou apenas ontem pré-candidatura, um dia depois de concluída a pesquisa Data M
Lobão Filho oficializou apenas ontem pré-candidatura, um dia depois de concluída a pesquisa Data M

Jornalistas ligados à oposição, blogueiros e alguns “projetos de jornalistas”, que mantêm blogs apócrifos na internet – estes sustentados por uma rede maldosa e que vislumbra alcançar o poder a todo custo -, passaram o dia de hoje comemorando os resultados da pesquisa de intenções de votos do Instituto Data M, que aponta Flávio Dino (PCdoB) na liderança com 60% da preferência do eleitorado, contra apenas 12% do pré-candidato Lobão Filho (PMDB).

Particularmente, sequer levo em consideração os últimos levantamentos do Data M, todos contratados pela Rádio Capital, do pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha (PSB). Mas, tudo bem, vamos aos pontos pelos quais acredito ser totalmente absurda essa “comemoração” antecipada.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 19 deste mês, justamente o dia do início da coleta de dados. O levantamento se estendeu até o dia 22, ou seja, até a última terça-feira.

Até esta data, Lobão Filho sequer havia pisado em solo maranhense na condição de pré-candidato ao Governo do Maranhão. Foi convidado para assumir o posto deixado por Luis Fernando Silva (PMDB) no dia 7 e de lá para cá, se recuperava de duas cirurgias, em Brasília. Não veio ao estado e nem fez campanha como alguns adversários.

Apenas ontem, um dia depois da finalização da pesquisa, foi que ocorreu o lançamento oficial da pré-candidatura de Lobão Filho ao Palácio dos Leões. Foi o primeiro ato político do peemedebista. A primeira entrevista coletiva. O primeiro aceno e a primeira reunião política com o grupo governista.

Dino, há dois anos em intensa “pré-campanha”, certamente está na frente na preferência do eleitorado, é natural – só não acredito que com 60% das intenções de votos -, aliás, o comunista anda meio esquisito, parece cansado.

O jogo começou a ser jogado apenas ontem. Talvez daqui a 30 dias já se dê para fazer uma análise no mínimo coerente de cenário político. O que vier antes, é puro oportunismo ou desespero, de ambos os lados.

Outro ponto inexplicável da pesquisa e que apenas reitera a falta de credibilidade da

Eliziane é pré-candidata, mas foi excluída de pesquisa
Eliziane é pré-candidata, mas foi excluída de cenário político para o Governo

mesma, foi a exclusão grosseira da deputada estadual e pré-candidata Eliziane Gama (PPS) do cenário eleitoral. Ela jamais desistiu de disputar o governo, até hoje se declara pré-candidata. E mesmo assim, foi ignorada pelo Data M. Pelo menos não há divulgação até o momento de nenhum cenário levantado pelo instituto com a indicação de Eliziane.

Portanto, não há o que se comemorar no momento. Além de absurda e de faltar com a transparência [as perguntas sequer foram divulgadas], a pesquisa que aponta vitória de Dino em primeiro turno não traduz com fidelidade o cenário político. Para o Senado a análise do blog é a mesma.

No mais, resta apenas aguardar que o jogo seja jogado. Afinal, como deixou claro ontem a governadora Roseana Sarney, não se ganha eleição de véspera.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *