Fica ou sai?

Roseana decide hoje futuro político
Roseana decide hoje futuro político

O mistério sobre o futuro da governadora Roseana Sarney (PMDB) termina hoje, às 15h, quando ela receberá a imprensa para uma entrevista na qual anunciará os seus próximos passos e as decisões tomadas pelo seu grupo para as eleições de outubro. A julgar pelas decisões que tomou nos últimos dias em relação ao secretariado, não restam dúvidas de que a governadora decidiu abrir mão de candidatar-se ao Senado numa disputa em que seria favorita, para permanecer no cargo até o último dia do seu mandato.

Um exemplo: Roseana não convidaria a advogada Anna Graziella para chefiar a Casa Civil se não fosse permanecer no cargo. Outro: não teria escalado o assoberbado secretário de Saúde, Ricardo Murad, para também responder temporariamente pela Secretaria de Segurança Pública.

Mais um: não convocaria o secretário de Planejamento, João Bringel, para também comandar interinamente a Secretaria de Educação. Deixaria, naturalmente, essas decisões para o novo governador. A governadora está sob forte pressão. Na família, há os que a querem como candidata ao Senado e há os que preferem que ela cumpra o mandato até o fim e vá, finalmente, descansar.

Os aliados estão também divididos entre os contra e a favor da sua permanência no cargo. O comando nacional do PMDB deixou claro que gostaria de tê-la no Senado no próximo ano, preferência também manifestada pela presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. É muito provável que Roseana Sarney anuncie hoje que cumprirá seu mandato até o fim. Mas como as raposas lembram que em política até boi voa – e os mais experientes reforçam o ditado afirmando que no Maranhão ele pode voar de asa quebrada – não será inteiramente surpreendente se, depois de uma noite de reflexão, a governadora anunciar hoje sua candidatura ao Senado. Vale aguardar.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

One comment

  1. Alguém tem que ajudar Roseana, a coitada está indecisa e desse jeito não raciocina, Roseana quando está calma e tranquila não faz nada de significativo, ainda mais agora, sem dormir, nem o carteado ela joga direito, sem poder se concentrar, quem poderá ajudar-la, o maridão já deu o ultimato, se sair candidata ao senado, pede o divorcio!, e agora?, renuncia e perde o marido, ou sinuca de bico…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *