Governo divulgará nota com lista de secretários que deixarão pastas

Roseana prepara lista para ser divulgada hoje
Roseana prepara lista para ser divulgada hoje

O Governo do Maranhão emitirá nota oficial, hoje, confirmando os nomes de todos os secretários de Estado que deixarão os cargos no Executivo com vistas à disputa eleitoral de outubro deste ano. A informação é da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).

Segundo a titular da pasta, Carla Georgina, apesar da divulgação da lista completa, as exonerações ainda não serão efetivadas hoje, como se especulou ontem.

“Inicialmente, será divulgada apenas a lista, uma nota oficial, com os nomes dos secretários que deixarão o governo, mas as saídas ainda não serão efetivadas amanhã [hoje]. Isso deve ocorrer até a sexta-feira [dia 4]”, disse.

O prazo final para a desincompatibilização de todos os agentes públicos que pretendem disputar as eleições é dia 5. Como esta data é um sábado, a governadora Roseana Sarney (PMDB) antecipará a reforma administrativa para sexta-feira (4).

Segundo levantamento de O Estado divulgado no fim de semana, 11 secretários devem entregar os cargos para concorrer a cargos eletivos. O 12º seria o deputado estadual Ricardo Murad (PMDB), atual secretário de Estado da Saúde, que, no entanto, já expressou em conversas reservadas com a governadora o desejo de permanecer no cargo, caso ela também decida ficar.

Na semana passada, ao lado de Roseana, ele afirmou que só se posicionaria sobre o caso após uma manifestação oficial dela. “Depois que a governadora falar, eu falo”, garantiu. No mesmo dia – e no mesmo evento –, a governadora não cravou uma saída, mas deu sinais de que prefere contar com Murad na Assembleia Legislativa.

“Eu acho que ele [Ricardo Murad] sai. Ele é um líder importante na Assembleia”, completou.

Articulação – O lançamento da nota oficial com os nomes dos que estão de saída sugere que o Governo do Estado formalizará todas as exonerações em um único dia, exatamente como propôs o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha (PMDB).

Em entrevista a O Estado há uma semana, ele adiantou que já conversava com os colegas secretários para que a saída fosse coletiva. “De preferência com o secretário [de Infraestrutura] Luis Fernando, que será nosso candidato a governador”, disse.

Outro dado que reforça a tese é o fato de que Luis Fernando, pré-candidato a governador pelo PMDB, que passou as últimas semanas cumprindo intensa agenda de trabalho no interior do estado, já está na capital. Na segunda-feira, por exemplo, ele esteve no Maiobão, autorizando obras de asfaltamento no bairro.

Informações de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *