Impactos sem sequelas

Roseana e Luis Fernando fora da eleição. Lobão articulará candidatura do filho
Roseana e Luis Fernando fora da eleição. Lobão articulará candidatura do filho

Feitos os ajustes no projeto eleitoral do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), a conclusão a que se chega é que a aliança e sólida e à prova de solavancos. Os dois fatos que mais mexeram com a política estadual aconteceram no final da semana passada e num momento crítico.

O primeiro foi a decisão da governadora de continuar governando até o fim do seu mandato. O outro foi a desistência de Luis Fernando Silva de se candidatar ao Governo do Estado. A governadora Roseana Sarney atuou dentro do melhor script político, se movimentando com coerência e fazendo as articulações que precisavam acontecer a cada solavanco.

Muitos ensaiaram uma perplexidade não muito honesta quando Roseana anunciou que permanecerá no cargo. Ela fez exatamente o que prometeu no início do seu mandato, que o cumpriria até o fim. Em nenhum momento Roseana expressou inclinação para disputar a senatória. Foi muito pressionada por aliados para sair candidata, mas preferiu manter a palavra inicial. Ela não deu esperanças a ninguém. E tomou o rumo que considerou politicamente mais correto.

No outro extremo, o ex-prefeito de São José de Ribamar e homem forte do governo como chefe da Casa Civil e secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, mediu bem todos os seus passos. Foi secretário atuante e apontado como gestor competente e correu o Maranhão lançando, acompanhando e inaugurando obras numa agenda frenética, na qual não lhe sobrava sequer os domingos para descansar. Vinha atuando como o pré-candidato ativo, eficiente e prudente, evitando de todas as maneiras a picada da mosca azul.

Tanto que não teve qualquer problema ao desistir da candidatura, o que fez com coerência e pés no chão, não causando qualquer dano político ao grupo ao qual reafirmou pertencer e pelo qual está disposto a trabalhar. Não há na história recente do Maranhão o registro de dois fatos políticos tão impactantes como a decisão de Roseana e a desistência de Luis Fernando. E o que mais impressiona os observadores: tudo se resolveu sem produzir sequelas.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *