Morre José Chagas

José Chagas era poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras
José Chagas era poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras

O poeta José Chagas morreu, na tarde de hoje em São Luís em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de um infarto. O escritor estava internado no Hospital UDI, desde o dia 23 de abril.

O escritor estava internado, desde abril, por causa do AVC.

 José Francisco das Chagas nasceu na cidade de Piancó, na Paraíba, em 29 de outubro de 1924. Ele se mudou para o Maranhão há mais de 50 anos. Passou boa parte de sua juventude na cidade de Pedreiras, depois veio para São Luís, e não saiu mais. Era membro da Academia Maranhense de Letras (AML), onde ocupava a cadeira número 28.

José Chagas é reconhecido como um dos principais poetas do Maranhão. Suas principais obras publicadas são: “Os canhões do silêncio”, “Os telhados”, “Azulejos do tempo”, “Apanhados do chão” e “Maré/Memória”.

O escritor foi homenageado várias vezes no Maranhão. Foi enredo de escola de samba em 1994; em 2011 foi homenageado na 5ª edição da Feira do Livro em São Luís; já em 2013 foi homenageado pela AML, ao completar 89 anos de idade. Na ocasião, a Academia presenteou o autor com a reedição do livro “Colégio do Vento”; em dezembro, também do ano passado, José Chagas foi homenageado por cantores maranhenses e importantes nomes da MPB. Alguns poemas seus viraram canções e foram gravadas no disco intitulado: ‘A palavra acesa de José Chagas’.

 O blog lamenta com imenso pesar a morte de um dos maiores pensadores que por São Luís passou.

Com informações do imirante.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *