Rugas antigas

João Castelo quer a vaga para a disputa ao Senado
João Castelo quer a vaga para a disputa ao Senado

Promete ser duro e longo o embate envolvendo o ex-prefeito de São Luís João Castelo (PSDB) e o atual vice-prefeito da capital, Roberto Rocha (PSB). Os dois estão travando uma queda de braço para decidir qual deles será o candidato a senador na chapa do comunista Flávio Dino.

João Castelo colocou um pé na disputa por vaga no Senado depois que uma pesquisa revelou que ele lidera as intenções de voto. Antes, seu projeto era disputar uma cadeira na Câmara Federal. Mas diante dos números da pesquisa e da aliança do PSDB com o PCdoB, o ex-prefeito se colocou também na corrida senatorial.

O projeto de Castelo pode atropelar o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, mesmo

Roberto Rocha também quer o espaço para a disputa
Roberto Rocha também quer o espaço para a disputa

contra a vontade de parte do seu partido – o ex-governador JR Tavares não o apoia – e sem qualquer demonstração de simpatia de Flávio Dino e da turma que o cerca.

Castelo já mandou avisar que a questão senatorial não está fechada e que ele pode, sim, ser candidato, gostem ou não comunistas e socialistas. O confronto político Castelo x Rocha inclui também uma dose forte de antipatia pessoal. O tucano detesta o socialista e vice-versa.

Além das diferenças ancestrais – Castelo foi inimigo político de Luiz Rocha -, o tucano e Rocha se bateram pelo comando do PSDB no Maranhão. A guerra no ninho dos tucanos foi vencida pela família Castelo, que isolou Roberto Rocha e o obrigou a deixar o partido. Castelo e Roberto Rocha estão de novo batendo de frente, numa guerra que promete muitos lances. Resta aguardar para saber quem levará a melhor.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *