São Luís sem ônibus

Na parada do retorno do São Francisco, dezenas de usuários esperam por ônibus para se deslocaram ao trabalho
Na parada do retorno do São Francisco, dezenas de usuários esperam por ônibus para se deslocaram ao trabalho; Imagem retirada do blog de Daniel Matos

Apenas 33% da frota de ônibus de São Luís circula hoje, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A greve iniciada às 00h pelo Sindicato dos Trabalhadores em Sistema Rodoviário – que inclui motoristas, cobradores e fiscais de ônibus -, já provoca transtornos e um prejuízo enorme em São Luís.

Foram inúmeras escolas, cursos profissionalizantes e preparatórios para concursos públicos, lojas e estabelecimentos comerciais [sobretudo no Centro], que tiveram de fechar as portas por causa da ausência de seus funcionários e escassez de clientes.

Sem ônibus o suficiente, boa parte dos mais 700 mil usuários do transporte público ficaram impedidos de ir e vir, o que afeta diretamente a economia da cidade.

Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus exigem reajuste salarial de 16%, reajuste do ticket alimentação, plano odontológico e melhores condições de trabalho. Os empresários alegam um déficit mensal milionário em suas contas, muito disso por causa da gratuidade, e impossibilidade de garantir aos trabalhadores todos os ganhos exigidos.

Já a Prefeitura de São Luís finge que o problema não é com ela e tenta se esconder das discussões. Não há qualquer medida efetiva da Prefeitura que garanta a normalidade no sistema.

E é por isso que mais uma vez chegamos onde chegamos…

São Luís está parada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *